Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

sábado, 29 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVISSÍMA - Parte 8

Bonjour, meus amigos...

E chegamos ao último dia do relato maravilhoso da Elisa Bravo. Queria agradecê-la imensamente pelas excelentes dicas e informações. Muito obrigado, Elisa!!!

Então, peguem sua xícara de chá francês, asse alguns croissant (ok, se você não sabe a massa, compre pré-assado no mercado que tem), cruze as pernas à francesa e VEM COMIGO:

8º DIA - PARIS


Roteiro Sugerido:

MUSEU D’ORSAY – ÓPERA GARNIER – GALLERIE LAFAYETTE – PLACE VENDÔME • MUSEU D’ORSAY

• MUSÉE D'ORSAY: É um dos mais importantes museus de arte do mundo, localizado quase em frente ao Museu do Louvre, que fica do outro lado do Sena.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVISSÍMA - Parte 7

Bonjour, meus amigos...

Continuando o relato da Elisa Bravo, vamos acomopanhar um dia da sua viagem onde ela foi para Brugge-Bélgica, partindo de Paris. Uma sugestão de bate-e-volta bem interessante. Vamos lá?

DIA 7 - PARIS - BRUGGE - PARIS

Roteiro Sugerido:

COMO CHEGAR: Peguem o metrô (linha 4, direção Porte Clignancourt) e desçam na Gare Nord. Na estação, procurem o local de onde saem os trens internacionais da THALYS. Os bilhetes já deverão ter sido comprados antecipadamente.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVISSÍMA - Parte 6

Bonjoug, meus amigos...

E vamos para mais um dia do roteiro da BRAVÍSSIMA Elisa Bravo...

6º DIA – PARIS

Roteiro Sugerido: MUSEU DOS ESGOTOS – PETIT PALAIS – GRAND PALAIS – ARCO DE LA DEFENSE – JARDINS TROCADERON - TOUR EIFFEL

Acordamos e pegamos o metrô que descia mais próximo do Museu dos Esgotos.

• MUSEU DOS ESGOTOS – Márcio, meu marido cismou em ir a esse Museu. Bom, lá fui eu fazer a vontade dele e vou te dizer...se arrependimento matasse...rs...É que o Museu fede até a alma porque simplesmente ele é dentro do esgoto. No início você não sente o cheiro, mas de repente você entra numa parte lá que “Deus me livre”!!! Eu só pensava em sair correndo de lá de dentro. Bom, apesar do cheiro forte meu marido gostou porque ele leu a obra de Victor Hugo “Os Miseráveis” e lá dentro do Museu tem murais com trechos do livro, pois o personagem principal, em um certo momento, precisa fugir pelos esgotos de Paris e Victor Hugo descreve o local. O meu PARIS MUSEUM PASS tinha acabado e eu tive que pagar a entrada que custou uns 11 euros (acho).

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA - Parte 5

Bonjour, amigos...

Estou impressionado com a riqueza de detalhes e informações da Elisa... Vale a pena ler todos e anotar todas as dicas. Visitem a guia RELATOS DE VIAGEM do lado direito aqui no blog e acompanhe todos.

Vamos para a parte 5???

5º Dia– PARIS

Roteiro Sugerido: PANTHÉON – CATEDRAL DE NOTRE DAME – SAINT CHAPELLE – CONCIERGERIE

• SAINTE-CHAPELLE - Saindo da Conciergerie, atravessem a rua para comer alguma coisa antes de entrar no Palais de Justice, onde fica a Sainte-Chapelle. Na entrada do palácio, a revista é minuciosa. Depois, é só apresentar o Paris Museum Pass na entrada da capela. A Sainte-Chapelle é uma capela de estilo gótico construída no século XIII por Luís IX (São Luís). Foi projectada em 1241, iniciada em 1246 e concluída muito rapidamente, sendo consagrada em Abril de 1248. Os aspectos mais belos e notáveis da construção, considerados os melhores do seu gênero em todo o mundo, são os seus vitrais emoldurados por um delicado trabalho em pedra, com rosáceas acrescentadas à capela superior no século XV. Ao contrário da maioria das igrejas góticas onde predomina a penumbra, a Sainte Chapelle é um verdadeiro mar de luzes coloridas que entram pelos quinze magníficos painéis de vidro decorados com mosaicos. É simplesmente de cair o queixo, não há palavras para descrever a beleza do lugar. Vidros e colunas coloridas por todos os cantos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA - Parte 4

Bonjour, meus amigos...

Maravilhosos os relatos da Elisa, não? Já anotei dezenas de dicas e informações preciosas...

E vamos para a Parte 4?!?

4º DIA - VERSALHES

Roteiro Sugerido:

PALAIS DE VERSAILLES

• COMO CHEGAR: Peguem o metrô (linha 4, direção Porte de Clignancourt) e desçam na Estação Saint Michel. Lá chegando, peguem o trem RER Linha C, em direção à Gare de Versailles-Rive Gauche. Os trens RER – Réseau Express Régional - ligam Paris aos seus subúrbios e a outros pontos mais afastados da cidade. Suas estações coincidem com algumas estações do metrô. A viagem dura cerca de 40 minutos: (Verificar horários). A passagem custa 6 Euros por pessoa.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA - Parte 3

Bonjour, meus amigos...

E vamos para a parte 3 do relato da Elisa

3º DIA – PARIS

Roteiro Sugerido:

MUSEU DO LOUVRE – PALAIS ROYAL – MUSÉE L’ORANGERIE – MUSEU DE L’ARMÉE – MUSEU RODIN

Márcio, esse dia foi punk porque vi muitos museus. Vou te dizer: deu tempo? Deu, mas foi corrido e cansativo. Por exemplo, eu não vi todo o Museu L’Armée, nem todo Louvre (só vi as principais obras que eu queria ver). Então, se você gosta de Museu, eu acho que dá pra ver o Museu do Louvre, o L’Orangerie e o Rodin no mesmo dia. Faça o Rodin de manhã e, depois, vá para o L’Orangerie que é pequeno e, por último, o Louvre. É claro que o Museu do Louvre você precisaria de 1 mês pra conhecê-lo (é o que dizem...e eu acredito!), mas se você deixar uma tarde, dá pra ver as principais obras tranquilamente. Tem um dia da semana que o Museu fica aberto até umas 22h.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA - Parte 2

Bonjour, meus amigos...

Vamos para a parte 2 do maravilhoso relato da Elisa Bravo?


2º DIA – PARIS

Roteiro Sugerido:

BAIRRO SAINT GERMAIN DE PRÉS - PLACE DE LA CONCORDE – JARDIN DES TULERIES – CHAMPS ELYSÉES - ARCO DO TRIUNFO – PASSEIO DE BARCO PELO RIO SENA

• SAINT GERMAIN DES PRÉS – Saindo do Hotel, sigam a Rue de Rennes (consultem o mapa) até chegar a Saint Germain des Prés, um bairro que outrora foi muito ligado à vida intelectual da cidade, mas que hoje, mesmo sendo um bairro pouco freqüentado pelos grandes nomes da arte francesa, ainda tem locais que atraem jornalistas, atores e políticos.

domingo, 16 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA - Parte 1

Bonjuor, meus amigos...

Como comentei na apresentação desse relato, a Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA depois dos relatos - compartilhou sua incrível experiência em Paris. Prepare-se: são dezenas de dicas e informações. Agradeço imensamente, Elisa!!!

Para melhor compreensão, o texto em PRETO é o roteiro e o em AZUL são os comentários da Elisa, ok?

Vamos lá?

IMPORTANTE:

• PASSES METRÔ/ÔNIBUS – Para andar de METRÔ ou de ÔNIBUS em PARIS não deixem de comprar estes passes que são destinados aos turistas. Eles são mais baratos que os tíquetes e bem mais convenientes. Os passes servem, tanto para o metrô quanto para o ônibus, durante o dia e noite inteiros. São recarregáveis, ao final do prazo (de segunda a domingo), nas máquinas ou bilheterias do metrô. No metrô, como acontece no Brasil, os passes servem para destravar as roletas de entrada, mas diferentemente daqui, eles servem também para destravar as roletas de saída. Eventualmente, na falta do passe, se vocês estiverem usando bilhetes em vez dos passes, não esqueçam nunca de guardá-los após a entrada, pois ainda vão precisar deles para liberar as roletas de saída. E também precisam tê-los com vocês para provar que pagaram a passagem pelo serviço, caso haja fiscalização. Na falta do bilhete terão que pagar uma multa que fica em torno dos 40 euros. No ônibus, passes ou bilhetes devem ser revalidados nas máquinas que ficam bem à vista do passageiro no interior dos ônibus (é só encostá-los na máquina). E como estes não têm trocador, vale a confiança; mas, se o fiscal entrar e encontrar alguém sem passe ou bilhete, a multa é alta. Não vale a pena arriscar. Em PARIS, o passe tem o nome de NAVIGO DECOUVERTE (que vale para ônibus e metrô), com validade para 7, 18 ou 30 dias. De preferência, comprem o de validade para 7 dias (Preço por pessoa – 18,35 Euros). Eles são vendidos nas bilheterias do Metrô ou nas máquinas que se encontram nas estações;

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vídeo - Normandia

Bonjour, meu amigos...

Um presente da minha amiga Angela Cardoso...

Um gostinho inicial da Normandia, em um vídeo belíssimo!



Aproveitem!

domingo, 9 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA - Apresentação

Bonjour, meus amigos...

A partir de hoje, inauguro a seção Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA nos relatos de viagens...

A Elisa me presenteou com relatos maravilhosos da sua viagem... E repleta de dicas e informações. Agradeço muitíssimo, Elisa! Então, vamos aproveitar?

Oi Márcio, conforme havia te prometido, vou começar a te encaminhar algumas dicas pra sua viagem à França. Nesse começo, vou te enviar umas observações iniciais, mas que eu as considero valiosíssimas.

Eu comprei as passagens pelo site da "decolar.com" para os trechos RJ - Paris, Paris - Veneza e Roma - RJ e deu tudo certo. No dia da minha viagem chegamos no Aeroporto Galeão 4 horas antes do nosso vôo e tivemos a notícia de que iríamos no "rabo" do avião. Eu odeio ir no "rabo" do avião porque me dá um enjôo horroroso e sem contar que é colado na "cozinha"... Imagina: eu enjoada a viagem inteira e com barulho da cozinha... Resultado: não dormi nada.

Então, Márcio, aí vai a primeira dica: se for de Air France, eles disseram que para conseguir marcar o lugar (caso vc não compre pelo site da "decolar.com"), tem que ir ao aeroporto uns 3 dias antes para fazer o check in antecipado. Eu, se fosse você, nesse caso, iria 1 mês antes. Rs... Mas se você não tiver problema em ir no "rabo" do avião, não precisa se preocupar. Vai que, com você, não dá o mesmo "azar" que eu dei...

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Paris testa um ‘ponto de ônibus do futuro’

Bonjour, meus amigos...

Muito interessante a ideia! A reportagem é da revista Super Interessante:
http://super.abril.com.br/blogs/planeta/paris-testa-um-ponto-de-onibus-do-futuro/

A espera pelo ônibus está demorada demais? Imagine se você pudesse fazer algo produtivo nesse tempo, como alugar um livro, tomar um café, carregar a bateria do seu celular e ainda checar seus e-mails com wi-fi gratuito! Isso agora é possível em um ponto de ônibus instalado em Paris, perto da mega movimentada estação de trem Gare de Lyron.

A principal agência de trânsito da cidade, RATP – Régie Autonome des Transports Parisiens, é a responsável por esta nova atração – que está em de teste por cinco meses – e a está chamando de “ponto de ônibus do futuro”. A novidade foi criada pelo designer urbano Marc Aurel* e combina estilo e conveniência, oferecendo biblioteca, aluguel de bicicletas, quiosque com café e salgados, mesinhas ao redor de árvores, pontos de recarga de celular, iluminação e wi-fi gratuito.

Nesta região em que foi instalado, o ponto de ônibus do futuro ocupa um espaço de 80 metros quadrados. Mas a sua estrutura é modular, para que o ponto possa ser adaptado a lugares de diferentes tamanhos.


domingo, 2 de setembro de 2012

16º Arrondissement de Paris: de Passy

Bonjour, meus amigos...

Prontos para o 16º Arrondissement de Paris? Vamos lá?

Formado pelos bairros:

- Quartier d'Auteuil
- Quartier de la Muette
- Quartier de la Porte-Dauphine
- Quartier de Chaillot

Uma das regiões mais densamente povoadas, esse quartier ainda está em vias de construção. Com prédios de cerca de dez andares (altíssimos para os padrões parisienses) sendo construídos e áreas verdes transformadas em concreto, o 16ème encontra respiro no bosque Bois de Boulogne. Aqui é a residência dos endinheirados, onde se concentram os grandes bancos internacionais (inclusive uma agência do Banco do Brasil) e diversas embaixadas. Desça em Trocadéro para ter uma bela visão da torre Eiffel, distante alguns passos. Ou, para um panorama da arte contemporânea, faça uma visita ao Palais de Tokyo. Fonte: Uol Viagem

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

BOIS DE BOULOGNE
Metro: Porte Maillot, Porte Dauphine e Sablons
Horário: Diariamente
O Bosque de Bolonha (em francês: Bois de Boulogne) é um parque situado em Paris, França. Cobre uma superfície de 8,459 km², sendo conhecido como um dos pulmões da capital francesa. É um pouco menor do que o Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, mas é duas vezes e meia maior do que o Central Park, em Nova Iorque, e 3,3 vezes maior do que o Hyde Park, em Londres. Ocupa o lugar da antiga floresta de Rouvray. O bosque foi palco de diversas experiências aerostáticas realizadas por Alberto Santos Dumont entre 1898 e 1903. O bosque é cheio de atividade nos finais de semanas. As pessoas andam de bicicleta, correm, remam, brincam com barcos de controle remoto ou fazem pique niques. Durante o verão, há uma festa de 3 dias em Julho com mais de 50 bandas e cantores.


MUSEU BACCARAT
Metro: Iéna e Boissière
Horário: Sábado a Domingo, das 10h às 18h
Site: http://www.baccarat.com/en/the-world-of-baccarat/musees/gallery-opening-hours.htm
Preço: 5 euros
Uma das marcas mais conceituadas e luxuosas do mundo, o Museu Baccarat é uma viagem magnífica no tempo com mais de 5.000 peças de cristal.

PALAIS DE TOKYO
Metro: Iéna e Alma Marceau
Horário: Das 12h às 24h
Site: http://www.palaisdetokyo.com/fr
Preço: 8 euros
O Palais de Tokyo é um edifício consagrado à arte moderna e contemporânea (o nome de orifem era Palais des Musées d'art moderne - "Palácio dos Museus de arte moderna") situado no nº 13 da Avenue du Président-Wilson, no 16º arrondissement de Paris. A ala leste do edifício, que pertence à Cidade de Paris, abriga o Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris (musée d'art moderne de la Ville de Paris), enquanto que a ala oeste, que pertence ao Estado, acolhe desde 2002 um centro de arte contemporânea, o Palais de Tokyo / Site de création contemporaine. O edifício do Palais de Tokyo dá, do lado do Rio Sena, para a Avenue de New-York, que teve o nome de Quai Debilly e depois de Avenue de Tokio (entre 1918 e 1945). Um decreto municipal datado de 14 de Maio de 1997 atribuiu o nome de Place de Tokyo (com uma grafia diferente daquela da antiga avenida) a uma área de estacionamento situada em frente do Palais de Tokyo, do lado da Avenue du Président-Wilson.


sábado, 1 de setembro de 2012

15º Arrondissement de Paris: de Vaugirard

Bonjour, meus amigos...

E vamos continuar com o blog, pois chegamos ao 15º Arrondissement de Paris... Só faltam cinco para fechar as atrações turísticas da cidade. Eu sei... Imagino o que você está pensando: "É muita coisa..." Eu, que estou pesquisando, vejo isso. Mas temos que priorizar o que queremos ver de acordo com o período que teremos na cidade, não é mesmo? Vamos lá?

Formado pelos bairros: