Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dicas - LILLE

Bonjour, caros amigos...

Recebi um comentário muito bom do Matheus Miranda, um amigo do blog que está morando em Lille. Publico para informações e dicas sobre a cidade, agradecendo imensamente ao Matheus:

Caro Márcio, bom dia!

Em primeiro lugar, gostaria de te agradecer pelas informações e esclarecimentos que seus blogs oferecem. Estou fazendo intercâmbio em Lille e o blog da itália me foi muito útil. Obrigado!

Bom, vi que você está vindo para a França e como estou morando em Lille, gostaria de deixar algumas dicas.

1) La Grand-Place - sem dúvida imperdível. Nela encontramos uma grande riqueza arquitetônica: fachada flamenca de influenciada por Bruxelas e sobretudo Antuerpia, caracterizada pelo equilibrio entre o horizontal e o vertical; em frente a vieille bourse (do outro lado) temos o estilo franco-lillois; e enfim o estico classico frances do sec XVIII no Théâtre du Narod.

Na Vieille Bourse (antiga bolsa) temos lojas de joias (exterior) e estandes de livros (interior), vale a pena dar uma olhada, apesar do preço não ser lá grandes coisas (pelo menos na visão de um estudante).

Tem também duas grandes livrarias: a conhecida FNAC e a Furet du Nord, que é uma grande livraria presente no norte da frança. Recomendo entrar na Furet, pois é bem grande com muita coisa interessante (são 4 ou 5 andares).

2) Fazer um passeio pelo Vieux Lille. Pode andar sem muito compromisso.

3) Marché de Wazemmmes.

Não sei se coincidirá com o dia que você estará por aqui, mas todo domingo acontece uma grande feira em Lille, no bairro Wazzemmes. É uma verdadeira festa, sobretudo agora, com o sol e a temperatura agradável. Além do ambiente, que é sim legal e cultural, encontramos de tudo um pouco e a preço acessível. Desde comida (frutas, legumes, queijos, o tradicional frango assado com batata, sucos, etc) a roupas, aparelhos eletronicos, livros, etc etc. Vale a pena dar uma passada, de preferência logo cedo na manhã de domingo.

4) Le musée des Beaux Arts - imperdível!

5) Orchestre National de Lille: http://onlille.com

Maravilhosa, simplesmente uma atração turística de Lille. A orquestra é realmente fantastica, de impressionar. Sugiro que olhe o site, pois costuma ter preços bem acessíveis e muitos eventos. Fica do lado da grand place!

5) http://opera-lille.fr Mesma coisa a ópera, confira, as vezes tem alguma oportunidade boa!

6) La porte de Paris e L'hôtel de ville.
A porta de PAris é uma espécie de arco do triumpho, que tem ao lado do hotel de ville. No hotel de ville temos um "beffroi" que é uma torre de 105 m de altura, classificada como patimonio mundial da humanidade pela Unesco, de onde podemos ter uma vista de toda Lille. Visitas livres de quarta a domingo, 10h a 13h e 14h19h, 6 euros com redução para estudante. Gratuito primeiro e terceiro domingo do mês.

Temos também atrações na região metropolitana de Lille, como em Roubaix, cidade colada em lille, acessível mesmo pelo mêtro, tarifa normal. Descendo na estação Roubaix Grand Place, você já vê logo uma igreja, que apesar de pequena, é muito linda e atraente. Sua faixada exterior é neogótica e dentro tem uma representação da vida de João Batista muito interessante. Também em Roubaix temos o museu da piscina, que vale muito a pena para quem gosta de museus, sobretudo porque o prédio já é em si um museu.

Sem falar em outras cidades da região, como Lens, onde temos o Louvre Lens, que contém obras importantes, como a Liberdade guiando o povo. Para incentivar o turismo, há um preço super acessível para ir à Lens, cercade 7 ou 8 euros de trem (ida e volta), sendo que o museu está com entrada gratuita durante todo o ano de 2013. Leva em torno de 50 minutos, se não me engano, entre a gare Lille Flandres e Lens.

Enfim, há de fato inúmeras coisas a serem feita em Lille e região, espero que você goste!

Coloco-me inteiramente a disposição para qualquer esclarecimento e desejo-lhe uma ótima viagem.

Abraços,

Matheus Miranda.

4 comentários:

Anônimo disse...

marcio querido, è a Ivy de Milano!
Fico feliz que sua viagem esta chegando!
E aguardo para saber se voce vai passar para me visitar!
O convite ja foi feito e se puder fazer o desvio na rota te espero de braços abertos. Hospedes de honra!

ilma disse...

Que boas informações! Espero quevoce aproveite bem. Bisous.

Márcio Jardim disse...

Ivy, minha amiga...
Acabei de mandar um email...
Veja lá...
Bjs

Márcio Jardim disse...

Obrigado Ilma,
Bisous