Bonjour, meus amigos...
Como já comentei, Nímes apareceu em minhas pesquisas quando eu procurava uma cidade-base para visitar Carcassone e Avignon... E adorei a cidade:
No sudeste da França, a cidade de Nîmes é lugar de arenas romanas que se encontram entre as mais bem conservadas do mundo. Quando o tempo está agradável, constituem o coração vibrante da cidade de Gard.
Construídas no final do século I depois de Cristo, as arenas de Nîmes souberam passar pelo tempo com bravura. O excepcional estado de conservação do monumento é, na verdade, uma das principais atracções da cidade romana com a Maison Carrée e a Tour Magne a dominar os Jardins de la Fontaine.
No exterior, o visitante apreciará a fachada alta de 21 metros e as suas 120 arcadas distribuídas por dois níveis. No interior, os degraus de bancada, mesmo que em parte destruídos ou restaurados, permitem imaginar o ambiente vibrante que este lugar viveu durante os muito populares combates de gladiadores. O local pode acolher cerca de 24 000 espectadores.
Na época romana, as arenas de Nîmes eram o teatro de vários espectáculos organizados para distrair os habitantes da cidade e dos arredores. Entre eles, os combates de gladiadores, particularmente apreciados, e as caças, onde animais eram soltos no meio da arena, contra os quais os homens depois lutavam.
Apesar de classificadas com monumentos históricos desde 1840, as arenas de Nîmes mantiveram o seu estatuto de local de distracção: todos os anos, são organizados vários espectáculos que atraem espectadores de toda a região. Corridas, espectáculos e jogos romanos
As arenas constituem uma das principais "salas" de espectáculos de Nîmes. Durante as famosas romarias do Pentecostes e das vindimas, recebem várias representações de tauromaquia (as corridas), muito apreciadas pelos conhecedores.
No Verão, as arenas vibram ao ritmo dos concertos. A cidade, numa vontade de renovar a sua história, organiza desde 2010 os Grandes Jogos Romanos. Durante dois dias são organizadas reconstituições históricas, espectáculos e desfiles em trajes de época. A não perder - a fachada das arenas; - as galerias interiores que dão acesso aos degraus da bancada; - os concertos propostos todos os Verões nas arenas.
Foto: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário