Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Os bairros de Paris... - Os Arrondissements

Boa tarde meus amigos...

Como já comentamos sobre a Île de la Cité e Île de Saint Louis, vamos iniciar a descobrir mais sobre as atrações de Paris... Para este objetivo, vou seguir a classificação da cidade por divisão - os arrondissements - para melhor organização do roteiro... "Espera um momento, Márcio... o que é um Arronnãoseioquê???"

Um arrondissement (pronuncia-se arrondismã) é uma divisão administrativa usada em alguns países francófonos e também nos Países Baixos.

Ahhhh, agora sim... Então, vamos conhecer os 20 divisões (arrondissements) de Paris? Então, pegue seu mapa (ainda não imprimiu um??), passe a manteiga no croissant, sirva uma xícara de chá e vem comigo:

Paris, a capital da França, é dividida administrativamente em 20 arrondissements, cada qual composto de quatro bairros administrativos (quartier). Os arrondissements são:

01. Louvre
02. Bourse
03. Temple
04. l'Hôtel de Ville
05. Panthéon
06. Luxembourg
07. Palais Bourbon
08. l'Elysée
09. l'Opéra
10. l'Entrepôt
11. Popincourt
12. Reuilly
13. Gobelins
14. l'Observatoire
15. Vaugirard
16. Passy
17. Batignolles-Monceaux
18. Butte-Montmartre
19. Buttes-Chaumont
20. Ménilmontant

Fonte: Wikipédia

A partir do próximo post, vamos conhecer cada arrondissements e suas atrações turísticas...

4 comentários:

Manoela disse...

Olá Márcio! Meu nome é Manoela e fiz questão de vir até o seu blog para lhe dar os parabéns por esse excelente trabalho, que presta um serviço enorme para aqueles que querem se aventurar pela Europa. Em maio deste ano meu marido e eu faremos nossa primeira viagem para lá. Ficaremos 9 dias em Paris e 13 dias na Itália. Acabei de comprar as minhas passagens, dá uma emoção enorme...rs Agradeço imensamente suas dicas, inclusive já estou em contato com a Gisele, da Maison, simpatíssima.....com certeza é lá que ficaremos. Agora que fiz o intensivo sobre a Itália, irei acompanhar este seu projeto para a França. Acredito que vc já tenha visto, mas eu tenho acompanhado o site Conexão Paris, que tem dicas ótimas e tb já escolhi onde quero me hospedar, é no Marais. Espero acertar na minha escolha, mas eu bato o pé que é nesse arrondissement que tenho que ficar! rs. Enfim Márcio, sucesso, parabéns, OBRIGADA pela disponibilidade e pelo desprendimento de dividir conosco suas aventuras, o seu trabalho - pq planejar uma viagem exige tempo, paciência e disposição. Abraço, Manoela

deco disse...

Olá Márcio, tudo bem...
França deve ser muito bonita. Este ano estou indo para Buenos Aires e (finalmente) ano que vem vou pra Itália conhecer meus parentes de lá. Irei pra lá cheio de dicas do to indo para a Italia!!!!
Abraços

IsmaEU disse...

Oi,
arrondissement pode ser traduzido para o português como "distrito". Assim, Paris é dividida em 20 distritos. Cada um tem uma sub-prefeitura, então vale a pena conhecer os sites de cada prefeitura (mairie)do arrondissements. Sempre tem dicas de atividades culturais, lazer, entre outras coisas mais foccadas como educação e saúde para os habitantes locais. Alguns bairros são mais famosos por seus nomes, como o Marais, Montmartre, etc, mas muitos "não importa" saber localizar. Pra se localizar bem, saber o arrondissements é chave. Sempre.

Anônimo disse...

ola marcio estou comessando a montagem do meu roteiro para a italia,ja te enviei um pedido de informaçao no blogue do to indo para a italia,agora so mais uma pergnta quantos dias voc acha suficiente para conhecer as principais cidaes italianas!estive em paris em dezembro passado,valeu apena,mas estive somente 5 dias,voltarei no ano que vem,para ficar mais uma semana!em paris fiquei no hotel etap a mais ou menos 6 km do centro,muito bom o hotel e muito bem cituado!se precisar de mais informaçoes,adcione helio.fiorio@hotmail.com ou vc me encontra no orkut http://www.orkut.com/Main#Profile?rl=ls&uid=715961298997742850 !boa sorte para vcs!melhores cumprimentos,HELIO FIORIO