Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

2º Arrondissement de Paris - de La Bourse

Bonjour, meus amigos...

Vamos ao segundo arrondissement de Paris?

Também chamado de Arrondissement de la Bourse, é o menor arrondissement da cidade de Paris. O 2º arrondissement é resultado do crescimento da cidade no sentido norte, durante os séculos XV e XVI. As primeiras construções iniciaram porém já no século XIV. O muro da cidade erigido por Carlos V de França neste tempo já atingiam a atual Rue d'Aboukir. No reinado de Luís XIII de França a cidade cresceu em área, atingindo no século XVI a fronteira norte do arrondissement, onde atualmente estão os grandes Boulevards. Apesar de não possuir muitas atrações turísticas - é uma região onde mais se trabalha, do que se mora - há diversas pequenas galerias que enchem esta parte da cidade de charme...

O 2º arrondissement é formado por quatro bairros:

1. Quartier Gaillon
2. Quartier Vivienne
3. Quartier du Mail
4. Quartier de Bonne-Nouvelle.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS - de La Bourse

OPÉRA COMIQUE
Metro: Richelieu-Drouot
Horário: Depende da atração
Site: http://www.opera-comique.com/index.php
Preços: http://www.opera-comique.com/en/tous-les-tarifs-2-2-2/
O Théâtre national de l'Opéra-Comique (em português, Teatro Nacional da Ópera Cômica"), também conhecido como Salle Favart ("Sala Favart"), é uma companhia e casa de ópera baseada em Paris e integra a Ópera Nacional de Paris.A Opéra-Comique foi estabelecida em 1714. O repertório inicial consistiu em paródias operísticas. O primeiro trabalho com a denominação "ópera cômica" foi Télémaque de Lesage. Ao longo da primeira metade do século XVIII, as performances foram sazonais. Inicialmente, o papel do libretista era mais importante do que o do compositor, para o teatro - entre eles destacando-se Charles-Simon Favart, que escreveu tanto paródias operísticas como peças originais. Em 1753 foi apresentada a primeira ópera cômica: Les Troqueurs de Dauvergne. Em 1765, a Opéra-Comique fundiu-se com a Comédie italienne, ganhando respeitabilidade. Entre 1900 e 1950, 401 obras de 206 compositores foram executadas na Opéra-Comique, das quais 222 eram estréias mundiais. Em 1932, por razões financeiras, a Opéra-Comique fundiu-se à Ópera Nacional de Paris, criando-se a "Reunião dos Teatros Líricos Nacionais" (em francês Réunion des Théatres Lyriques Nationaux).


PASSAGE DES PANORAMAS
Entre o Boulvevard Montmartre e a rue Saint-Marc.
Metrô: Grands Boulevards
Site: http://www.passagedespanoramas.fr/
É um dos primeiros locais do comércio filatélico parisiense, e foi um das primeiras coberta e arejada passagens comerciais no mundo. Inovou em ter telhados de vidro e, mais tarde, as luzes do gás para a iluminação. É, portanto, a precursora de todos as gallerias do século 19 e dos shoppings do século 20.


2 comentários:

jorge fortunato disse...

Visitar as passagens de Paris é uma atividade para quem está com tempo sobrando. São lojas, restaurantes e livrarias bem interessantes para visitar e comprar. Na Passage Jouffroy tem uma lojinha ótima chama Le Comptoir de Famille. Foi lá que comprei um sabonete maravilhosos com um perfume fantástico. Está até hoje dentro de uma gaveta perfumando minhas roupas, desde 2009.

Márcio Jardim disse...

Olá Jorge...
Por isso, quero deixar um bom tempo para Paris... para poder aproveitar bastante essas passagens. Agradeço a dica da loja... Um grande abs e obrigado pela visita