Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

sábado, 7 de abril de 2012

7º Arrondissement de Paris: Palais Bourbon

Bonjour, meus amigos...

Hoje vamos falar de um dos mais conhecidos Arrondissement de Paris: o Palais Bourbon... Porque é famoso? Simples: é o lar da famosa Torre Eiffel...

O 7.º arrondissement de Paris é um dos 20 arrondissements de Paris. Resulta da extensão de Paris no início do século XIX.

Formado pelos bairros:

- Quartier Saint-Thomas-d'Aquin
- Quartier des Invalides
- Quartier de l'École-Militaire
- Quartier du Gros-Caillou

Sim, é aqui que você vai encontrar a tão sonhada Tour Eiffel, de onde você vai ver o extenso Champ de Mars, misto de parque e jardim onde jovens fazem piquenique nos dias mais quentes. É lá que você vai encontrar o Hôtel des Invalides, onde está enterrado Napoleão Bonaparte. Pontos turísticos não faltam, como o Musée d'Orsay e a maior coleção de obras impressionistas do mundo, o Musée du quai Branly, cuja maravilhosa arquitetura já vale a visita, e o Musée Rodin, com suas quase 30 mil obras de arte. Pode não ser o bairro mais confortável de Paris, com suas ruas largas de poucos pedestres e muitos carros, seus prédios caros onde moram famílias tradicionais e outros endinheirados. Mas a concentração de atrações culturais vale o passeio. Fonte: Uol.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

TORRE EIFFEL

Já falamos dela aqui: http://toindoparaafranca.blogspot.com.br/2011/11/torre-eiffel.html

MUSEU D'DORSAY
Metro: Solférino
Site: http://www.musee-orsay.fr/
Horário: 9h30 às 18h30 (até 21h45 na quinta)
Preço: 9 euros
Situa-se na margem esquerda do rio Sena no VII arrondissement. As colecções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914. Entre outras, estão aí presentes obras de Van Gogh, Monet, Degas, Maurice Denis, Odilon Redon. Existem também exposição temporárias que decorrem paralelamente à exposição permanente.


MUSEU RODIN
Metro: Varenne
Site: http://www.musee-rodin.fr/
Horário: 10h às 17h45
Preço: Coleção permanente: 6 euros; Permanente mais exibições temporárias: 9 euros; Jardins: 1 euro
O Musée Rodin, em Paris, é um museu que foi inaugurado em 1919 no Hotel Biron. Exibe obras do escultor francês Auguste Rodin. Enquanto morava na Villa des Brillants (em Meudon, subúrbios de Paris), Rodin usou o Hôtel Biron como sua oficina a partir de 1908, e posteriormente doou a sua colecção completa de esculturas (juntamente com pinturas de Vincent van Gogh e Pierre-Auguste Renoir que ele tinha adquirido) para o Estado francês sob a condição de que tinha de transformar o prédio num museu dedicado às suas obras. O Musée Rodin contém a maioria das criações significativas de Rodin, incluindo O Pensador, O Beijo e os Portões do Inferno. Muitas das esculturas estão expostas no grande jardim do museu em ambientes naturais. O museu é um dos museus mais acessíveis de Paris. Está localizado perto de uma paragem de metro, Varenne, num bairro central, a taxa de entrada é muito razoável. Atrás do edifício do museu existe um pequeno lago e um restaurante. O museu tem também uma sala dedicada às obras de Camille Claudel e também algumas pinturas de Monet, das colecções pessoais de Rodin.


HÔTEL DES INVALIDES
Metro: Latour-Maubourg, Invalides
Site: http://www.invalides.org/
Horário: 10h às 18h
Preço: 9 euros
O Hôtel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, é um enorme monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus. Entre as personalidades ilustres lá sepultadas encontra-se Napoleão Bonaparte, assim como o coração de Sébastien Le Prestre de Vauban, ilustre arquitecto militar francês, responsável pela poliorcética francesa, o qual criou, na época de Luis XIV, uma série de fortificações militares ao reino, tornando-o impenetrável.


MUSEU DO QUAI BRANLY
Metro: Alma-Marceau
Site: http://www.quaibranly.fr/
Horário: 11h às 19h
Preço: 8,50 euros
O museu do quai Branly (em francês, musée du quai Branly) ou Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas, está situado no quai Branly, 7° arrondissement de Paris. Projeto ambicioso executado por Jacques Chirac e realizado por Jean Nouvel, foi inaugurado em 20 de junho de 2006. O museu tem uma área de 40.600 m² e conta com um acervo de 300.000 obras, das quais 3500 em exposição. Até fevereiro de 2009, o museu havia recebido mais de 4.000.000 visitantes. O acervo do museu constituiu-se a partir de antigas coleções de etnologia do Museu do Homem e do Museu Nacional de Artes da África e da Oceania. As obras são divididas em grandes zonas continentais (África, Ásia, Oceania e Américas). Além da exposição permanente, o museu promove dez exposições temporárias por ano. A biblioteca possui importante documentação etnográfica, contando com os arquivos de Georges Condominas, Jacques Kerchache e outros. Desde 2005, o museu publica a revista de antropologia e museologia Gradhiva, fundada por Michel Leiris e Jean Jamin em 1986, dedicada à pesquisa contemporânea em etnologia, história da antropologia, aos arquivos de grandes etnólogos, às estéticas não ocidentais e, atualmente, também às coleções do próprio museu.

Nenhum comentário: