Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A delícia do Crème Brûlée

Bonjour, meus amigos...

Continuando os posts sobre gastronomia, hoje falo sobre uma das minhas sobremesas preferidas: o Crème Brûlée... Simples, maravilhoso e com uma textura fantástica, esse doce é um dos preferidos na França. Prontos para conhecê-lo melhor?

Ir para: navegação, pesquisa Crème brûléeCrème brûlée (francês para "creme queimado") é uma sobremesa que consiste em um creme rico e cremoso, feito com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores etc. Às vezes, acrescenta-se sobre o açúcar da cobertura um pouco de bebida alcoólica, para realizar a caramelização.

Franceses, espanhóis e ingleses disputam a origem do crème brûlée, mas a primeira referência histórica é francesa e se encontra no livro Nouveau cuisinier royal et bourgeois de François Massialot, publicado em 1691. A receita era então à base de gemas de ovos e leite, com uma pitada de farinha.

Depois de cozido, segundo o cozinheiro de Filipe de Orléans, é preciso adicionar bastante açúcar por cima do creme, além do açúcar já contido, e queimar o creme, de modo que adquira uma bela cor dourada. Na Grã-Bretanha, existe uma referência, de 1879, ao Trinity Cream ou Cambridge burnt cream. No Trinity College, Cambridge, o símbolo da universidade era marcado, com um ferro quente, sobre o açucar da cobertura. Na Catalunha, a sobremesa é chamada de crema catalana e contém limão (ou laranja) e canela. Em Portugal, o pastel de belém guarda algum parentesco com o crème brulée.

Foto e texto: Wikipédia

6 comentários:

Olive Tree disse...

Márcio,

isto é maldade :) já deu vontade de comer um...aqui em Portugal chamamos de Leite Creme, é muito bom

Quando vier a Portugal, vai gostar dos Pastéis de nata mas sobre isso "falamos" quando chegar a altura

Márcio Jardim disse...

Bé,
Nem me fale... maldade mesmo né? Eu adoro essa sobremesa... Vc mora em Portugal? Que delícia... eu amo os doces portugueses. Agradeço sua visita e continue contribuindo ok? Será de grande valor para mim e para todos os outros leitores.
Bjs

Marilia disse...

Oi Márcio,

Adoramos Crème Brûlée. Em 2008 fomos a Paris e comemos no Café da Amélie Poulain, em Montmatre. Se tivesse como mandar a nossa foto...

Beijokas.

Olive Tree disse...

Sou Portuguesa sim :) Moro em Lisboa.

Estou em pulgas para que Portugal ganhe a votação, mas por outro lado adorava que fosse a Grécia, porque ficava com possibilidade de ler o seu roteiro..ahahaha
Se vier a Portugal, em Lisboa já tem um café e um pastel de nata por minha conta

bjs

Márcio Jardim disse...

Olá Bé,
Nem se preocupe...rs como vou viajar para os dois mesmo...rs só nâo sei ainda a ordem...rs e com certeza, se eu for a Portugal primeiro, vou tomar o café e comer o pastel de nata (hummmmmm) rsrs
bjs

Unknown disse...

Coma muitos!São deliciosos demais!