Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Bordeaux - INÍCIO

Bonjour, meus amigos...

E vamos continuar as pesquisas no blog... Como comentei, estou quase finalizando. Faltam apenas três cidades para iniciar a construção do meu roteiro final. E com vocês, a grande cidade de Bordeaux:

Bordéus (em francês Bordeaux; em occitano Bordèu) é a capital e a maior cidade do departamento da Gironda, no sudoeste de França. É um porto na margem sul do rio Garona. A cidade é famosa em todo o mundo pelas vinhas, sobretudo desde o século XVIII, que lhe proporcionaram uma verdadeira idade de ouro.

Capital da antiga Guyenne (aproximadamente a Aquitaine actual), Bordéus faz parte da Gasconha e é situada na fronteira das chamadas Landes de Gascogne. Foi classificada em 2007 como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO que reconheceu o excepcional conjunto urbano que representa. Desde a libertação da cidade na Segunda Guerra Mundial, a cidade cresceu e é hoje uma sede de uma das maiores áreas metropolitanas europeias do litoral, sendo um destino turístico muito apreciado. Bordéus está situada perto da costa Atlântica, no sudoeste de França.

Em linha reta dista 500 km de Paris, 220 km de Toulouse, 170 km de Biarritz e 200 km de San Sebastian. É atravessada pelo rio Garona. Tem um porto acessível a grandes navios, embora presentemente a maior parte fique pela foz. Em Bordéus fica a última ponte sobre o Garona, a ponte de Aquitânia. Para oeste o rio alarga-se no estuário do Garona e só se pode atravessar de ferry. A aglomeração urbana tem crescido a um ritmo rápido, o que se reflete numa forte expansão especialmente para oeste. Esta expansão está relacionada com o facto de os edifícios em Bordéus poucas vezes terem mais de dois ou três pisos, mesmo perto do centro da cidade.


Há 30000 a 20000 anos, a zona de Bordéus era habitada por Neandertais, cujos restos foram encontrados na gruta Pair-non-Pair, perto de Bourg-sur-Gironde, a norte da cidade. Bordéus foi fundada no século III a.C. com o nome de Burdigala devido aos Bituriges Vivisques, uma tribo gala da região de Bourges. O primeiro povoado era situado na foz do rio Devèze, afluente do rio Garona. Etimologicamente Burdigala pode ser um nome aquitano: Burdi significava ferro e gala (ver: galena) o qual se traduz por «fundição», portanto poderia significar fundição de ferro, designando deste modo o lugar onde se forjavam as armas e objetos da vida quotidiana. O nome evoluiu para Bordigala, Bordèu em gasconhês e Bordeaux em francês. Em português evoluiu para Bordéus.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: