Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Revista - VIAJE MAIS

Boa tarde meus amigos...

E olha eu aqui, com blog novo, novo projeto, novo país... rsrs Agora que eu estou acostumado com tudo isso, vou ter que passar o resto da vida viajando e fazendo blogs rs... Ainda estou em transição do blog da Itália para este novíssimo em folha... Faltam cinco relatos para terminar o antigo projeto e me dedicar totalmente a este.

Inaugurando um novo marcador - REVISTAS -, vou conferir semanalmente nas bancas de jornais e revistas as publicações sobre a França ou com algum tema relacionado.

Estreando o marcador, temos a revista VIAJE MAIS deste mês:

Ano 11 - nº 126 - Novembro 2011 - Brasil R$ 9,90

Reprodução do início da reportagem:

Para explorar uma das mais importantes regiões vinicultoras da França, com boa comida sempre presente, basta escolher uma rota. A nossa foi a Côte de Nuits. Confira

A Borgonha não é uma só. E não entenda isso como uma maneira floreada de se referir à riqueza da gastronomia ou à pluralidade das culturas que convivem nesta fatia do território françês. De fato, existem duas "Borgonhas" dentro da França: a burocrática e bem comportada região administrativa, desenhada em uma área de 30.000km2 no centro da França, e a região cultural da Borgonha, que, além de abranger o território da primeira, engloba de forma meio imprecisa extensos trechos de terras vizinhas.

Reportagem de Karin Hoch

Em tempo:

Borgonha: (em francês: Bourgogne) é uma região administrativa da França, habitada em ordem cronológica por Celtas da tribo dos Gauleses, Romanos e Galo-Romanos, e vários povos Germânicos, dentre os quais os mais importantes foram os Burgúndios (donde deriva o seu nome actual, através de uma forma medieval Burgúndia) e os Francos. Borgonha foi uma província da França até 1790. É hoje uma região administrativa francesa que engloba os departamentos de Côte-d'Or, Nièvre, Saône-et-Loire e Yonne. Nos dias de hoje, ela é reconhecida mundialmente por ser uma das mais importantes regiões vitiviniculturas da França, e os seus vinhos são consumidos em dezenas de países do globo. - Informações da nossa amiga Wiki, mas abordaremos mais sobre a Borgonha aqui no blog quando o tópico REGIÕES FRANCESAS for apresentado.

Minha opinião sobre a Reportagem: Muito bem estruturadas, as vinte e duas páginas mostram uma região charmosa e cheia de prazeres. Quando fala-se da França, no mesmo instante a capital Paris surge em nossas mentes... Mas, com fotos belíssimas e um texto conciso e esclarecedor, a Viaje Mais conseguiu mostrar uma França "escondida" para seus leitores. Detalhes sobre as Rotas dos Vinhos são apresentados entre fotos de esplêndidos Castelos... E ainda com dicas de restaurantes, hospedagem e atrações turísticas. Vale a pena conferir!

Nota do Blog (0 a 10): 9,5

4 comentários:

Manu disse...

Em apenas um click do seu blog "Tô indo para itália" e já estou na França. Nem o trem bala é tão rápido assim!
Em maio estou indo à França e, lógico, sabendo como você é cuidadoso e um ótimo pesquisador, este será o meu principal guia!
Se souber de algumas dicas, trocaremos figurinhas, tá?
Abraço
Prazer
Manu

Ana L. disse...

Opa! Dê uma olhada na revista Meridiani sobre a França Mediterrânea. É muito boa! Provance, Carcassone... De dar água na boca. É uma coleção e essa deve ser do começo do ano passado mas você consegue encontrar em algumas bancas de revista maiores ali pelo Batel. Se não conseguir, me avisa que te dou dicas mais precisas ou te passo a minha. Beijos e Boa Estréia do Tô indo para a França!!

Márcio Jardim disse...

Oi Manu...
Interação total não é mesmo?!? rs
Aguardo suas visitas e vamos trocar figurinhas até sua viagem com certeza...
Abs

Márcio Jardim disse...

Oi Ana...
Ótima dica... Já vou pesquisar e ver como comprar. Aguardo suas visitas aqui... bjs