Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Atrações Turísticas - Île de la Cité

Boa noite meus amigos,

Vamos iniciar a comentar sobre algumas atrações de Paris?

Aqui estão as atrações da Île de la Cité - Ilha da Cidade:

PONT NEUF
Metro: Pont Neuf

A Pont Neuf (Ponte Nova, em francês) é a mais antiga das pontes que cruzam o rio Sena, em Paris, capital da França. Seu nome "novo" permaneceu, e foi dado para distinguir-se das antigas pontes medievas, erguidas com casas em ambos os lados. Partindo do ponto mais ocidental da Île de la Cité, a ilha situada no meio do rio que foi o centro da Paris medieval, Rive Gauche (margem esquerda) de Paris com a Rive Droite (margem direita). A ponte é composta por duas partes distintas: uma com cinco arcos até atingir a Île de la Cité, outra com sete arcos que levam à margem direita. Dados: 232m de comprimento; 22m de altura; Início da construção: 1578; Término: 1607.


LA CONCIERGERIE
Site: http://conciergerie.monuments-nationaux.fr/en/
Metro: Cité
Horários: 9h30 às 18h
Preços: 7 euros - bilhete conjugado com a Sainte-Chapelle: 11 euros

A Conciergerie é o vestígio principal do antigo Palácio da Cidade, que foi residência e sede do poder real francês do século X ao século XIV e que se estendia sobre o local em que hoje está o Palácio de Justiça de Paris. Atualmente, o edifício estende-se pelo Cais do Relógio, sobre a Ilha de la Cité, no 1º arrondissement de Paris. Foi convertido em prisão do Estado em 1392, após o abandono do palácio por Carlos V e seus sucessores. A prisão ocupava o andar térreo do prédio, beirando o Cais do Relógio e as duas torres ; o andar superior era reservado ao Parlamento. A prisão da Conciergerie era considerada como a antessala da morte, durante a época do Terror (Revolução Francesa). Poucos dela saíam livres. A Rainha Maria Antonieta foi aprisionada na Conciergerie em 1793, saindo daí para morrer na guilhotina. Este monumento é gerido pelo Centro dos Monumentos Nacionais a quem foi atribuído, a título de doação, por um decreto de 2 de Abril de 2008.


PALAIS DE JUSTICE
Metro: Cité
Horários: 9h às18h
Preços: -*-

O Palácio de Justiça de Paris é um conjunto arquitetônico situado no 1º arrondissement de Paris, na Ilha de la Cité, (onde ocupa aproximadamente um terço de sua superfície) e abrigando as principais instituições jurídicas francesas. No local onde hoje se encontra o Palácio de Justiça, estendia-se antigamente o "Palácio da Cidade", residência e sede do poder dos reis franceses entre os séculos X e XIV. Deste palácio hoje restam apenas dois vestígios: a Conciergerie e a Sainte Chapelle. Até hoje, o palácio é sempre um dos centros nevrálgicos do sistema judiciário francês, já que abriga a Corte de Cassação, a mais alta jurisdição do país na matéria. A Corte de Apelações de Paris também está alojada no Palácio de Justiça, assim como a maior parte dos tribunais parisienses. A proximidade existente entre o palácio e a "Direção Regional da Polícia Judiciária da Prefeitura de Paris" (DRPJ), que ocupa os terrenos adjacentes, situados no Quai des Orfévres (Cais des Orfévres), nº 36, facilita a comunicação entre as duas instituições.


SAINTE-CHAPELLE
Site: http://sainte-chapelle.monuments-nationaux.fr/en/
Metro: Cité
Horários: março a outubro: 9h30 às 18h - novembro a fevereiro: 9h às 17h
Preços: 8 euros; bilhete conjugado com a Conciergerie: 11 euros

A Sainte-Chapelle é uma capela gótica situada na Ilha de la Cité em Paris, construída no século XIII por Luís IX (São Luís). Foi projectada em 1241, iniciada em 1246 e concluída muito rapidamente, sendo consagrada em Abril de 1248. O seu patrono foi o devoto rei francês Luís IX, que a construiu para servir de capela do palácio real. O restante do palácio desapareceu completamente, sendo substituído pelo actual Palácio da Justiça. Depois de terminada, a Sainte-Chapelle carecia de santificação pela presença de relíquias apropriadas e, assim, obteve-se a coroa de espinhos de Cristo, obtidas do imperador latino de Constantinopla, Balduíno II, pela exorbitante soma de 135.000 libras. Para ter uma ideia de relatividade, a construção de toda a capela custou 45.000 libras. Além de outras relíquias, acrescentou-se ainda um fragmento da Vera Cruz e, desta forma, o edifício tornou-se um precioso relicário. Consiste de duas capelas sobrepostas, a inferior reservada aos funcionários e moradores do palácio, e a superior para a família real.


CRYPTE ARCHÉOLOGIQUE
Site: http://crypte.paris.fr/
Metro: Cité
Horários: 10h às 18h
Preços: 4 euros

Localizada sob a praça principal de Notre-Dame, estende-se ao longo de 120m subterrâneos. Nela, se encontram ruas e casas do período galo-romano.


Informações e textos: Wikipédia

E, no próximo post, a espetacular NOTRE-DAME...

4 comentários:

Unknown disse...

Dessas atrações acima fiquei apaixonada pela La Conciergerie. Atualmente o espaço é utilizado para eventos e exibições de arte. Na primeira vez que fomos demos a sorte de ver uma exposição maravilhosa de fotografias de Paris antiga. Haviam fotos dos tempos da guerras com barricadas nas pontes e militares com seus canhões, em outras pudemos ver os estragos de algumas inundações. Haviam maquetes de como era a cidade e foi incrível perceber como esta cidade se mantém linda apesar de tudo isso. O ambiente externo é escuro e eles utilizam efeitos de luz maravilhosos nas colunas internas. O lugar fica lindo! Imperdível! Espero que você dê a sorte de encontrar por lá uma dessas exposições. Beijos!
Lilian
PS: Você já pesquisou sobre o Paris Museum Pass? Dá uma olhada lá: http://www.parismuseumpass.com/

Márcio Jardim disse...

Lilian,
Minha maravilhosa visitante de honra... Como sempre com ótimos comentários. Obrigado pela visita e aguardo vc sempre aqui ok? Sobre o Museu Pass quero fazer um apanhado enorme de informações...
bjão

Vanessa V M disse...

Nossa, senti muito nao ter conseguido ir a Saint Chapelle....por restricao de horario no local, mais meu agendamento a Torre Eiffel...uma pena...mas, mesmo sem ter ido, acho um absurdo cobrarem EUR8, sendo que o Louvre era EUR 9!!!

Márcio Jardim disse...

Olá Vanessa...
Realmente, algumas atrações inflacionam seus preços. E somos obrigados a pagar se queremos ver...
Abs