Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Relato de Viagem - Priscila Ramos

Bom dia meus amigos...

Mais um relato fantástico de uma leitora do blog... e aqui temos a viagem da Priscila Ramos... Muitíssimo obrigado, Priscila...

E vamos viajar com ela???

Oi Márcio!

Aqui estou novamente, mas agora mandando email para o blog sobre a viagem para França.

Minha primeira viagem internacional foi a que fiz ano passado para Paris - França (estava me mudando para China - um capítulo a parte - e a conexão do nosso vôo seria feita lá), passei 2 dias lá e valeram muito a pena.

Eu e o meu marido somos viciados nos livros do Dan Brown (que acabaram virando filmes, posteriormente), e nos encantamos com os detalhes das coisas e ficamos com vontade de conhecer Paris ainda mais. E acabou que visitamos a cidade 2 vezes!!!

Então, eu cheguei em Paris, pela primeira vez, no dia 26/07/10 era por volta de umas 14:00 - 15:00 hrs. O nosso hotel era um dos arredores do aeroporto (o que eu achei mto legal, e indico para quem for ficar em Paris. Ali tem os shuttle bus que ligam os hotéis ao aerporto, onde encontramos ônibus para irmos ao centro, ou metrô e estação de trem. Tudo muito fácil e tranqüilo), pegamos o nosso shuttle bus, descemos no nosso hotel e fizemos o check in.

Mal arrumamos as nossas coisa e corremos para ver a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo. Saímos do hotel, pegamos o shuttle bus para o aeroporto e de lá um ônibus para a cidade. Era uma novidade tão boa, e tão gostosa que eu me pegava em momentos achando que tudo aquilo era um sonho, e que logo acordaria. Eu simplesmente não acreditava que estávamos em Paris, e que eu estava prestes a ver o tão sonhado Arco. Ele foi a nossa primeira parada. Uns 2 anos antes, o meu marido estava viajando a trabalho, e a conexão do vôo dele também fora ali. Como ele tinha umas horas de espera, e ele e uns amigos já haviam feito o roteiro aeroporto - Arco do Triunfo - Torre Eiffel - aeroporto, até ai, sabíamos o que fazer. hehehe

Lá no Arco eu fiquei deslumbrada, coisa de turista novata né? Enfim, saímos dali e fomos caminhando até a Torre. Quando estava bem pertinho eu quase cai dura!!! Era uma imagem espetacular, para ser sincera. No caminho, eu só a via aumentando o tamanho e o número de pessoas ao redor, também. Infelizmente, o meu medo de altura e a grande fila para subir a torre, não possibilitou a nossa visitação, mas mesmo assim valeu muito a pena!! Ali por perto, existe umas embarcações que fazem passeio pelo Rio Sena e mostram os principais pontos turísticos: a torre, o obelisco, o Louvre, Notre Dame e mais algumas coisas que não me lembro no momento, e vale muito a pena! O passeio é bem gostoso, tem um guia bordo que fala as principais línguas e também tem o fone para ouvir as informações. Quando a gente estava ali na torre, alguém nos deu um panfleto sobre o tal passeio e ganhamos um desconto além de um brinde - uma mini torre.

Depois do passeio, já era quase umas 20:00 hrs e resolvemos fazer o nosso primeiro contato com a culinária francesa: comemos um crepe parisiense as margens do rio Sena, chato né? rs

Na nossa primeira visita, esse crepe foi o nosso vício (crepe de frango com queijo parmesão e outro de presunto com queijo). Mas na segunda, foi uma verdadeira eca!! Voltamos ao local, mas o pessoal que nos atendeu ano passado já não estavam mais por lá. Enfim, foi bem ruinzinha a experiência.

Voltamos ao hotel e fizemos o planejamento do nosso segundo dia de aventura! Iríamos visitar o Louvre, Notre Dame, a igreja Saint Sulpice, o Panthéon e a basílica de Sacré Couer.

No dia 27/07, acordamos bem cedo e saimos do hotel eram por volta das 09:00, queríamos chegar bem cedo ao Louvre para aproveitar ao máximo!!! Pegamos o shuttle bus, descemos no aeroproto e fomos para o metrô - nossa aventura do dia! Mas quando chegamos, uma decepção: o Louvre estava fechado!!! Como não pesquisamos esse detalhe, as terças o museu não abre, e demos de cara com ele fechado! Tiramos umas fotos ali e seguimos para os nossos outros destinos. Dali fomos a igreja de Saint Sulpice, nossa... LINDA!!! Foi o nosso primeiro "contato" com algo do filme e ficamos que nem crianças quando ganham um doce!!

Dali, seguimos para o Panthéon, mas no caminho encontramos o Jardim de Luxemburgo, LINDO!!! Entramos, e super valeu a pena!!! Cheio de flores lindas e coloridas, o lago com uns barquinhos que pareciam fazer uma corrida... muito gostoso! Quando vimos, já estava ficando tarde e resolver comer num Mc`Donalds francês mesmo.

O Panthéon fica bem próximo do Jardim, então a caminhada nem foi tão grande. Eu fiquei sem palavras com o Panthéon, muito grande!!!! E eu, particularmente, acheio o Panthéon de Paris mais bonito do que o de Roma. Fomos ver os túmulos de Voltaire e Rosseau, vimos maquetes da construção do Panthéon e tiramos fotos de tudo. Não fizemos o passeio até a cúpula, porque o nosso tempo tava corrido, mas ouvimos que era muito maneiro.

Saindo dali fomos para Notre Dame. Eu me lembrava do filme da Disney, e ficava que nem criança pulando de felicidade com o meu marido. Assim que chegamos, descobrimos que a visitação para a torre tinha sido encerrada e ficamos somente na visitação interna da igreja. Ela é meio sinistra, na minha opinião, mas não é feia ou algo do gênero, pelo contrário, ela tem um quê de mistério, sabe? E isso me deixou maravilhada também! Ali estava lotada de turistas, não aguentei ficar por muito tempo e saimos para visitar a nossa última igreja. Fomos para Saint Sulpice, para constar: desde o metrô que pegamos para irmos ao Louvre, todos os passeios que fizemos foram a pé mesmo!!! Andamos muito nesse dia!!! Mas valeu para caminhada feita, afinal estava em Paris!!!!!

No caminho para a basílica, encontramos um restaurante indiano (coisa que encontrará bastante por lá), e resolvemos comer por ali mesmo. Um indiano simpático nos atendeu e comemos o melhor sanduíche de nossas vidas!!! Era um sanduíche de pão com carne, mas uma carne muito bem temperada que eu nem tenho palavras para descrever como estava bom!!! E vinha caompanhando de salada com fritas, super barato e muito, mais muito saboroso!!!!

Reabastecidos, voltamos a nossa caminha. Nós fizemos a subida por uma ladeira que fica na parte de trás da Basílica. Uma amiga minha subiu as escadarias e disse que quase morreu, a ladeira cansa, mas acho que me cansei menos que ela. No meio da subida tem até uma fonte, paramos um pouco ali e aproveitamos a vista. Uma coisa que vc fica encantado com a Basílica é vista MARAVILHOSA que ela tem!

Terminamos a subida e vimos a nossa última visita: Sacré Coeur. Chegamos estava tendo uma missa: andamos o pudemos e aproveitei para assistir um pouco da missa. Mesmo não entendendo nada, quiz agradecer pela oportunidade que estava tendo em realizar um dos meus sonhos! Não conseguimos ver as catacumbas, pois chegamos depois das 18:00 (horário que fecham). Mesmo não tendo visto as catacumbas, fiquei feliz em conhecer a igreja (a mais linda de todas que vi em Paris).

Dali, fomos para o hotel e encerramos o nosso dia com esse passeio.

No dia da nossa saída, resolvemos acordar mais cedo que o dia anterior e tentar conhecer o Louvre. Afinal, não se pode ir à Paris sem conhecer um dos museus mais famosos do mundo, né?

Chegamos no Louvre já havia uma fila generosa, mas quando abriu as portas, ela logo foi fluindo bem. Entramos e foi super fácil e rápido comprar os nosso tickets nas máquinas de auto atendimento (que aceitam cartão ou dinheiro) - na nossa primeira visita só tinha as línguas em inglês, francês, espanhol e italiano. Esse ano, já tinha português também incluído.

Fizemos o passeio básico. E lá dentro estava o inferno!!! Muito chinês, coreanos, brasileiro, europeu... muito, muito cheio!!! Fiquei desapontada em constatar que ali dentro nenhum dos guardas que tentamos contato falavam inglês, infelizmente passamos umas 3 vezes pela obra Madona of the Rocks, que por causa da multidão e confusão de turistas, não enxergamos.

Sem falar que para ver a Monalisa (ou a Gioconda) foi outra aventura. Meu marido se aventurou em chegar o mais próximo possível que pode, e eu (pobre de mim) me contentei em ficar a muitos centímetros de distância e ver um pontinho que se parecida com o quadro. (Nesse passeio que fizemos em outubro desse anos, ficamos praticamente colados com ela. O que valeu a espera em voltar à terrinha). Sei que ao todo ficamos umas 4 horas por lá, e ficamos com a sensação de ver quase nada. Mas o nosso vôo para China nos esperava e tivemos que correr para o hotel fazer check out.

Esse é o meu relato, caso queira mais alguma informação que não tenha mencionado é só me perguntar!

Beijos,
Priscila Ramos

2 comentários:

Morgana disse...

Gostei de saber que dá pra fazer bastante coisa a pé, num dia! Vou pra lá em Julho, ainda não sei quantos dias, mas vai ser poucos^^

Márcio Jardim disse...

Oi Morgana, os relatos são ótimos para tirar essas dúvida... ;-) Obrigado pela visita. Boa viagem!!!