Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Entrando no clima: Gastronomia - os Bistrôs...

Boa tarde meus amigos...

Ahhh... Eu já comentei que um dos meus marcadores prediletos é o ENTRANDO NO CLIMA, não é mesmo??? É uma delícia porque você tem o prazer de "degustar" a cultura de um país de uma forma diferente: lendo livros, assistindo filmes e... experimentando receitas... Aliás, tudo que estiver ligado a gastronomia para mim é muito bom...rsrs

Hoje uma amiga de longa data me ligou dizendo: "...já que seu próximo destino é a França, que tal começar a se ambientar??? Vamos almoçar em um típico bistrô françês?"... Eu confesso que até pensei na proposta - durante 1 segundo - e aceitei no ato...

Antes, vamos chamar nossa amiga Wiki para saber o que é um BISTRÔ???

Bistrô é um restaurante ou bar pequeno e simples, porém muito aconchegante. Muito populares na França, onde se servem bebidas alcoólicas, café e outras bebidas. Servem também comidas simples a preços acessíveis. Acredita-se que se tornaram populares durante a segunda guerra mundial, já que uma vez que os homens iam para a guerra, as mulheres muitas vezes precisavam trabalhar para conseguir complementar sua renda ou mesmo se sustentar, portanto abriam suas casas para o público, vendendo refeições caseiras para o público pagante.

A palavra "bistrô" tem origem francesa, embora existe uma lenda afirmando que ela seja de origem russa. A lenda surgiu devido à existência da palavra "bystro" no idioma russo, e afirma que o vocábulo teria se difundido em Paris durante a ocupação russa de 1815; soldados russos iriam aos restaurantes, gritando "bystro, bystro" que quer dizer "rápido, rápido". Entretanto, a verdadeira origem da palavra é desconhecida, tendo sido usada para denominar os proprietários de pequenos comércios de vinho; posteriormente, a palavra passou a nomear o estabelecimento em si.

Hoje o termo é usado como sinônimo de pequenos e tradicionais restaurantes de inspiração francesa. O termo também é utilizado pelos cults, que não gostam de falar que vão a um simples restaurante.
Nesse tipo de estabelecimento, a convivência e as relações pessoais têm tanta importância quanto a qualidade do serviço.

Um bistrô não costuma ter cardápio, sendo o próprio chef que conversa com o cliente, sabendo das suas preferências e preparando a refeição ao seu exato gosto, o que a torna único e extremamente pessoal. Porém bistrô pode ser conhecido como o próprio Chef, aquele que prepara a comida e dá um gosto pessoal por suas conquistas, apesar de imprudente em certos momentos de êxtase.

Quadro de Jean Béraud denominado 'Au Bistro'
Fonte: Wikipédia

Geralmente, eles já vendem a refeição (entrada, prato principal e sobremesa) por um único preço e os pratos chegam à mesa na sequência, com o consentimento do cliente.

Hoje gastei R$ 51,00 por uma entrada, um prato principal, uma sobremesa, um suco e um café... Estava maravilhoso... e valeu cada centavo!!!

2 comentários:

tudodebom disse...

Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)
Somente gastos com alimentação).

- Almoço: 51,00 euros
http://www.bistro/bystro.com/

TOTAL DO DIA: 51,00 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO DIA - ROTEIRO FINAL: 120 euros

SOBROU: 69,00 euros

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ENTRANDO NO CLIMA 2 :D

Márcio Jardim disse...

Só você mesmo Bruno...
hahahahaha
Grande abraço