Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

8º Arrondissement de Paris: de l'Élysée

Bonjour, meus amigos...

Continuando com as pesquisas no blog, hoje vou apresentar o 8º Arrondissement de Paris: de l'Élysée... Vamos lá?

O 8.º arrondissement de Paris é um dos 20 arrondissements de Paris. Situado à direita do rio Sena.

É formado pelos bairros:

- Quartier des Champs-Élysées;
- Quartier du Faubourg-du-Roule;
- Quartier de la Madeleine;
- Quartier de l'Europe;

Residência da alta burguesia, lojas caras, cafés caros, restaurantes caros. Bem vindo à Champs Elysées! A avenida fetiche de Paris atravessa o arrondissement da Place de la Concorde até o Arc de Triomphe, unindo os cartões postais da cidade numa dinâmica de consumo desenfreado a preços exorbitantes. Mas vale caminhar até o Petit e o Grand Palais, visitar suas exposições, esticar até a Église de la Madeleine e, pour quoi pas, dar um pulinho no Parc Monceau, lugar cheio de encantos retratado em um quadro de Claude Monet de 1876. Fonte: UOL

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

AVENUE DES CHAMPS-ELYSÉES
Metro: Charles de Gaulle-Etoile; Champs-Elysées;
Site: http://www.champselysees.org/
Horário: *
Preço: *
A Avenue des Champs-Élysées (Avenida Campos Elísios) é uma prestigiada avenida de Paris, na França. Com os seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia, a Avenue des Champs-Élysées é uma das mais famosas ruas do mundo e com aluguéis que chegam a € 1,1 milhão  por ano, por 92,9 metros quadrados de espaço, ela continua a ser a segunda avenida mais cara em imóveis em toda a Europa, tendo sido recentemente (em 2010) ultrapassada pela Bond Street, em Londres. O nome em francês Campos Elísios, faz referência ao lugar dos mortos na mitologia grega. A Avenue des Champs-Élysées é conhecida na França como La plus belle avenue du monde ("A avenida mais bela do mundo "). A chegada de lojas de redes globais nos últimos anos tem mudado notavelmente o seu caráter e, em um primeiro esforço para conter essas mudanças, a cidade de Paris (que tem chamado esta tendência de "banalização") decidiu, em 2007, proibir a multinacional sueca H&M de abrir uma loja na avenida. Em 2008, porém, a cadeia de vestuário estadunidense Abercrombie & Fitch conseguiu abrir uma loja.


GRAND PALAIS
Metro: Champs-Elysées-Clemenceau;
Site: http://www.grandpalais.fr/
Visita virtual: http://www.grandpalais.fr/visite/en/
Horário: 10h às 20h
Preço: 9 euros
O Grand Palais des Beaux-Arts (também chamado de Grand Palais des Champs - Elysées e popularmente conhecido apenas como Grand Palais) é um edifício singular da cidade de Paris situado no 8º arrondissement. Localiza-se na Avenue Winston Churchill, nas proximidades dos Campos Elíseos. Faz parte integrante do conjunto arquitectónico formado pelo Petit Palais e Ponte Alexandre III. O Grand Palais começou a ser construído em 1897 para albergar a Exposição Universal de 1900, celebrada entre 15 de Abril e 12 de Novembro daquele ano, envolvendo um complexo processo de gestação no qual participaram vários arquitectos,[1] no mesmo lugar onde se situava o Palais de l'Industrie, realizado para a Exposição Universal de 1855. Destacado pelo estilo ecléctico da sua arquitectura, denominado estilo Beaux-Arts e característico da Escola de Belas Artes de Paris, o edifício reflecte o gosto pela rica decoração e ornamentação nas suas fachadas de pedra, o formalismo da sua planta e realizações até então insólitas como o grande envidraçado da sua cobertura, a sua estrutura de ferro e aço à vista e o uso do concreto armado.


PETIT PALAIS
Metro: Champs-Elysées-Clemenceau;
Site: http://www.petitpalais.paris.fr/
Horário: 10h às 18h
Preço: Entrada gratuita para a coleção permanente.
O Petit Palais é um edifício histórico e museu das belas artes situado no 8º Arrondissements de Paris, na avenida Winston Churchill, zona dos Champs Élysées. O edifício foi construído pelo arquitecto Charles Girault para a Exposição Universal de 1900, fazendo parte de um conjunto monumental com o Grand Palais e a Ponte Alexandre III.


PLACE DE LA CONCORDE (PRAÇA DA CONCÓRDIA)
Metro: Concorde;
Site: *
Horário: *
Preço: *
A Praça da Concórdia (em francês, Place de la Concorde) situa-se ao pé da Avenida dos Campos Elísios (Champs-Élysées), no VIII arrondissement de Paris, na França. É a segunda maior praça da França (a primeira é a Praça dos Quinconces, em Bordéus). Desta forma, é a maior praça da capital francesa, uma das mais famosas e palco de importantes acontecimentos da história da França.


ÉGLISE DE LA MADELEINE (IGREJA DA MADALENA)
Metro: Concorde;
Site: http://www.eglise-lamadeleine.com/
Horário: 9h30 às 19h
Preço: *
A Igreja da Madalena (em francês: Église de la Madeleine), situada perto da Praça da Concórdia, em Paris, na França, é uma igreja católica consagrada a Santa Maria Madalena. Se destaca pela arquitetura em forma de templo clássico grego. A construção começou próxima do ano 1764 por Contant d´Ivry, sendo logo refeita com planos de Guillaume Couture (1777). Durante a Revolução Francesa, as obras foram suspensas de 1790 a 1805. Em 1806, por conta da tendência anticlerical da época, se transformou em um templo em homenagem ao Grande Exército, função que desempenhou até a construção do Arco do Triunfo, que a substituiu nessa função. Em 1842, foi consagrada como igreja católica, função que continua desempenhando na atualidade. O célebre músico francês Camille Saint-Saëns trabalhou nela como organista entre 1858 e 1877.


PARC MONCEAU
Metro: Monceau;
Site: *
Horário: 7h às 20h
Preço: *
Parc Monceau é um parque semi-público na França, na junção do Boulevard de Courcelles, Rue de Prony e Georges Rue Berger. A entrada principal é uma rotunda. Este refúgio data de 1778, quando o duque de Chartres encomendou um jardim ao pintor, escritor e paisagista amador Louis Carmonontelle.


MUSEÉ JACQUEMART-ANDRÉ
Metro: Saint-Augustin;
Site: http://www.musee-jacquemart-andre.com/
Horário: 10h às 18h
Preço: 11 euros
O Musée Jacquemart-André é um museu público localizado a 158 Boulevard Haussmann no 8 º arrondissement de Paris. O museu foi criado a partir da casa privada de Édouard André (1833-1894) e Jacquemart Nélie para exibir a arte que eles coletaram durante suas vidas.

2 comentários:

bagagens&destinos disse...

Hum, confesso que ão senti nenhum frisson na Champs Elisees. Já o Arco do Triunfo!!! hehe
eu aconselho todo mundo que me pergunta (e àqueles que não perguntam também...) a subir no Arco do Triunfo perto do por-do-sol e esperar a Torre Eiffel piscar lá de cima... Inesquecível!
Outra coisa: ao redor da Praça onde fica a Igreja de La Madeleine tem lojas de doces que parecem joalherias..
bisous

Márcio Jardim disse...

Oi Ana,
Boa dica e anotada...
Obrigado mesmo... ainda mais sobre doces... eu AMOOOOO...rsrs
bjs