Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Cathédrale Notre Dame - AMIENS

Bonjour, meus amigos...

Vamos conhecer uma das catedrais góticas mais fabulosas da França: a Cathédrale Notre Dame... A amiga Wiki nos fornece as informações:

A Catedral de Notre-Dame de Amiens é uma catedral gótico francesa, edificada em Amiens. Começou a ser construída em 1220, inspirada nas catedrais de Notre-Dame de Chartres e Paris. É uma das maiores catedrais góticas em França, com o seu grande volume interior de aproximadamente 200,000 m³.

As abóbadas de aresta da nave central medem 42,30 metros de altura, e são as maiores abóbadas de uma nave de todas as catedrais francesas cuja construção foi terminada, medidas passadas somente pela Catedral de Beauvais. Esta monumental catedral localiza-se em Amiens, a maior cidade da Picardia, no vale do Rio Somme, 100 km a norte de Paris. 

A catedral foi listada como Património Mundial da Unesco em 1981.Os documentos relativos a construção da catedral gótico podem ter se perdido após o incêndio que destruiu o arquivo público da catedral por volta de 1218 e outros incidentes em 1258. 

O Bispo Evrard de Fouilly iniciou os trabalhos de construção da catedral em 1220. Robert de Luzarches ocupou o posto de arquiteto até 1228 e foi substituído por Thomas de Cormont até 1258. Seu filho, Renaud de Cormont, atuou como arquiteto até 1288. A crônica de Corbie referece a data de conclusão das obras em 1266, porém as etapas de finalização prosseguiram além desta data, principalmente as relacionadas com o acabamento dos pisos da catedral sendo finalizadas em 1288. 

Ainda hoje, a catedral abriga a suposta cabeça de João Batista, relíquia adquirida em decorrência da Quarta Cruzada. A construção da catedral neste período pode ser vista como resultado de uma necessidade e de oportunidade. A destruição dos antigos edifícios da cidade praticamente obrigou os moradores locais a erguer imediatamente uma nova catedral. 

O longo e relativamente pacífico reinado de Luís IX trouxe muita prosperidade à região com base na agricultura e no fortíssimo comércio interno francês, o que tornou possível o investimento na construção. 

EXTERIOR: A fachada oeste da catedral, construída em uma única campanha, mostra um grau incomum de unidade artística: o seu nível inferior há três vastos alpendres que se estendem em toda a fachada sob a rosácea. Em cima da rosácea há uma galeria aberta, a galerie des sonneurs. Como complemento duas torres foram construídas na fachada, a torre sul, concluída em 1366 e a norte, concluída em 1406. Os portais da catedral são fomosos por causa das esculturas elaboradas de santos católicos. As estátuas dos santos no portal da catedral de têm sido identificados como o local de veneração de São Domício, Santa Ulphia e São Fermín. No livro Mr Standfast, John Buchan descreveu a Catedral de Amiens como "A mais nobre Igreja que a mão humana pôde construir". 

INTERIOR: A indústria têxtil foi a componente mais dinâmica da economia medieval, especialmente no norte da França, e os comerciantes de tecidos estavam ansiosos para mostrar sua riqueza e potencial. O interior contém obras de arte e decoração de todo o período da construção da catedral. A Catedral de Amiens contém o maior interior medieval de toda a Europa Ocidental, apoiado por 126 pilares. Tanto a nave principal quanto o altar, repletos de vitrais, suportaram as catástrofes da Guerra. O ambulatório em volta do coro é ricamente decorado com esculturas policromadas e ladeadas por vários altares. Um dos mais suntuosos é o Drapers.

Horário: Diariamente - exceto terça de manhã e domingo
Preço: 5,50 euros - para subir na Torre


Nenhum comentário: