Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

LILLE - Início...

Bonjour, meus amigos...

Terminei as pesquisas sobre AMIENS e agora, vamos partir para LILLE... Vamos conhecer a cidade? E quem vem nos ajudar? A nossa amiga WIKI:

Lille (ou Rijsel na língua flamenga) é uma cidade no norte da França, com 226 815 habitantes. Situa-se perto da fronteira com a Bélgica e do Canal da Mancha. A região metropolitana conta com cerca de 1,2 milhão de habitantes. Se incluirmos as cidades belgas de Mouscron, Courtrai, Tournai e Menin, a região totaliza cerca de 1.940.000 habitantes.

Capital da Flandres francesa, Lille foi fundada em 640 por Liderico. Durante a Primeira Guerra Mundial, a cidade foi ocupada pelos alemães, de Outubro de 1914 a Outubro de 1918. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída e reforçou-se como grande pólo industrial, sobretudo nos têxteis. Na década de 1990 a cidade modernizou-se (construção do Euralille, TGV Nord, etc.) e aproveitou a sua posição geográfica para tentar impor-se no comércio com a Grã-Bretanha e o Benelux.

Lille é uma das cidades mais visadas para o turismo no Norte de França. Na cidade podemos encontrar vários monumentos interessantes:
- Porta de Paris: monumento construído em homenagem ao rei Luís XIV de França.
- Monumentos aos combatentes das duas guerras mundiais estão espalhados pela cidade; a cidade guarda uma má lembrança das guerras e algumas grandes batalhas tiveram lugar na cidade ou perto.
- Gare Lille-Flandres: possui a fachada antiga da Estação do Norte em Paris, e no Natal fica bem enfeitada.
Citadelle: um grande parque que serviu como quartel general na época da guerra para os militares, possui uma grande área florestal e o Rio Vauban.
- Parque Jean Lebas: um parque que se encontra ao centro da cidade.
- Beffroi: um monumento que fica na Mairie de Lille, a prefeitura da cidade, possui 104 m, tem a forma do Big Ben em Londres, com um relógio em cima.
- Palácio das Belas Artes (palais des beaux arts): um enorme palácio, que hoje serve como museu.

Site da Cidade: AQUI

Fachada da Bolsa Velha

Nenhum comentário: