Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

sexta-feira, 15 de março de 2013

A região de LANGUEDOC-ROUSSILLON

Bonjour, meus amigos...

Vamos viajar agora para a região de Languedoc-Roussillon...

A região de Languedoc-Roussillon tem uma superfície de 27.376 km2. A capital regional é Montpellier. Languedoc-Roussillon estende-se desde a fronteira com a Espanha até perto do delta do Rio Ródano (Rhône), cobrindo a costa mediterrânea francesa juntamente com a região de Provence-Alpes-Côte D'Azur. No interior, abrange o Parque Nacional Cévennes no Maciço Central. No litoral existem algumas grandes estâncias no Mediterrâneo.

As cidades mais importantes além da capital são Perpignan, Nîmes e Narbonne. Languedoc era uma antiga província francesa cujo nome derivava de "langue d'oc", ou a língua de "oc" (onde oc significava oïl, em francês antigo, ou "oui") e abrangia a região onde se falava essa língua no século XIII. Hoje, o "languedoc" ou "provençal" (relacionado com o catalão) é falado por 1,5 milhões de pessoas no sul de França. Roussillon era também uma região histórica e cultural nos Pirinéus Orientais. Em 1172, Roussillon tornou-se hereditariamente parte de Aragão juntamente com a Catalunha.

No século XIII, Roussillon formou o coração do Reino de Maiorca que pertencia ai Rei de Aragão. A Casa de Aragão dominou o Roussillon até 1640 quando a França ocupou os territórios espanhóis a norte dos Pirinéus, durante a Guerra dos 30 Anos. Actualmente, o catalão é amplamente falado e o francês tem algum sotaque catalão. A região do Languedoc-Roussillon é uma região de contrastes: entre a costa do mar e as montanhas, entre as cidades vivas e os desertos do Causses, de história antiga, mas de arquitetura futurística.

Os resorts à beira-mar se estendem pelos 220 km de orla marítima e permitem aos turistas momentos de descanso junto ao mar. Faça o seu roteiro, aventure-se pelos caminhos de Cévennes e explore a área a pé ou de burro, ou por mar, via steamtrain. Os Pirineus (Orientais e área de ski Aude), região de mais de 200 declives, é um lugar para desfrutar e conhecer as grutas dos Tarngorges de caiaque ou de bicicleta beirando o Canal du Midi, e aproveitando para parar e admirar o Canal Locks of Fonseranes.

A estrada da Via Domitia mantém ainda antigas estruturas romanas, desde o Bridge of Gard às Arenas de Nîmes e ao local arqueológico em Ensérune. Poder e religião deixaram marcas na Chartreuse de Villeneuve-lez-Avignon, o Palácio dos Reis de Maiorca, a velha vila fortificada em Carcassonne, e o Archbishop’s Palace in Narbonne. A saga trágica do Cathars também não foi esquecida e os visitantes podem ver os casteles de Peyrepertuse ou Puilaurens.

O campo em torno da região de Languedoc-Roussillon pode ser amplamente apreciado do Observatório Mont-Aigoual. A pequena cidade de Mont-Louis, construída por Vauban, serve para proteger a fronteira, também observada a partir das Salses Fortress. Permita-se mergulhar na serenidade do Monastério Gellone. Visite a cidade de Montpellier e aproveite para conhecer os edifícios modernos da vizinhança de Antigone e de Odisséia, que partilham o espaço com edifícios históricos. A região de Languedoc-Roussillon oferece variedades de iguarias: pratos de marisco, ostras, mexilhões de Bouzigues; bem como Pélardon, Causses Blue, e Tome cheeses.

Os Pequenos patês de Pézenas, a tielle (uma torta de marisco) de Séte, azeitonas picholine, o famoso cassoulet (feijão cozinhado na casserola com porco ou vaca) de Castelnaudary, as Rosquilhas Catalãs e o sal (e arroz) da Camargue fazem desta região um paraíso para gourmands. Fitou, Corbières, moscatel de Lunel e vinhos das caves Roussillon são os acompanhamentos perfeitos para estas refeições. Os mercados coloridos da região do Languedoc fornecem a melhor qualidade de produtos. As férias Pentecostes e os festivais da colheita em Nimes e os Féria de Alès mostram as grandes celebrações do espírito do povo da região de Languedoc.

O Festival de Carcassonne, o Festival de Nîmes, e o Musical Nights de Uzès marcam o verão. Os eventos equestres do Roussillon Pétanque Championship levantam a bandeira dos esportes. A Primavera dos Comediantes (Festival de Primavera para Atores) e o Festival Internacional das Novelas Negras fazem parte da arte e cultura. Bambouseraie of Prafrance (região de bambos e plantas exóticas), a Sigean African Reserve, o Montpellier Zoological Park , Aven Armand, e o Gévaudan Wolf Park garantem diversas opções para passeio em família. Deixe-se seduzir pela região Languedoc-Roussillon, a qual certamente abrilhantará os seus fins-de-semana e suas férias.


Fonte:
Texto: http://br.rendezvousenfrance.com/pt-br/a-descobrir/em-languedoc-roussillon
Foto: Wikipedia

Nenhum comentário: