Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Nîmes - INÍCIO

Bonjour, meus amigos...

Como já comentei, Nímes apareceu em minhas pesquisas quando eu procurava uma cidade-base para visitar Carcassone e Avignon... E adorei a cidade:

No sudeste da França, a cidade de Nîmes é lugar de arenas romanas que se encontram entre as mais bem conservadas do mundo. Quando o tempo está agradável, constituem o coração vibrante da cidade de Gard.

Construídas no final do século I depois de Cristo, as arenas de Nîmes souberam passar pelo tempo com bravura. O excepcional estado de conservação do monumento é, na verdade, uma das principais atracções da cidade romana com a Maison Carrée e a Tour Magne a dominar os Jardins de la Fontaine.

No exterior, o visitante apreciará a fachada alta de 21 metros e as suas 120 arcadas distribuídas por dois níveis. No interior, os degraus de bancada, mesmo que em parte destruídos ou restaurados, permitem imaginar o ambiente vibrante que este lugar viveu durante os muito populares combates de gladiadores. O local pode acolher cerca de 24 000 espectadores.

Na época romana, as arenas de Nîmes eram o teatro de vários espectáculos organizados para distrair os habitantes da cidade e dos arredores. Entre eles, os combates de gladiadores, particularmente apreciados, e as caças, onde animais eram soltos no meio da arena, contra os quais os homens depois lutavam.

Apesar de classificadas com monumentos históricos desde 1840, as arenas de Nîmes mantiveram o seu estatuto de local de distracção: todos os anos, são organizados vários espectáculos que atraem espectadores de toda a região. Corridas, espectáculos e jogos romanos

As arenas constituem uma das principais "salas" de espectáculos de Nîmes. Durante as famosas romarias do Pentecostes e das vindimas, recebem várias representações de tauromaquia (as corridas), muito apreciadas pelos conhecedores.

No Verão, as arenas vibram ao ritmo dos concertos. A cidade, numa vontade de renovar a sua história, organiza desde 2010 os Grandes Jogos Romanos. Durante dois dias são organizadas reconstituições históricas, espectáculos e desfiles em trajes de época. A não perder - a fachada das arenas; - as galerias interiores que dão acesso aos degraus da bancada; - os concertos propostos todos os Verões nas arenas.


Foto: Wikipédia


Nenhum comentário: