Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

5º Arrondissement de Paris: du Panthéon

Bonjour, meus amigos...

Vamos ao 5º Arrondissement de Paris: du Panthéon!

O 5.º arrondissement de Paris é um dos 20 arrondissements de Paris. É o mais antigo bairro de Paris. Nele está localizado o Quartier Latin.

Encontra-se dividido em quatro bairros:

- Bairro Saint-Victor
- Bairro do Jardin-des-Plantes
- Bairro do Val-de-Grâce
- Bairro de La Sorbonne

É o queridinho da Rive Gauche, parte de Paris ao sul do rio Sena. Recheado de livrarias e de alguns prédios da universidade Sorbonne, é tido como o bairro dos intelectuais e filósofos. Descartes, Sartre, Simone de Beauvoir, Truffaut, Samuel Becket, entre outros tantos, moraram ali. Muitas salas de cinema independentes fazem reviver os clássicos, então se você entende francês sem legendas, não deixe de pegar uma sessão no Reflet Médecis, no Le Champo ou Le Grand Action. Descubra uma infinidade de flores no Jardin des Plantes, belas exposições de arte no Institut du Monde Arabe, clássicos da literatura inglesa na charmosa Shakespeare and Company, visite os túmulos dos grandes homens franceses no Panthéon, ache um bom restaurante na rue Mouffetard, relembre as lutas de gladiadores nas Arènes de Lutèce e termine seu dia com um chá de menta na Mosquée de Paris. Fonte: Uol.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

PANTHÉON
Metro: Maubert-Mutualité
Site: http://www.pantheonparis.com/
Horário: 10h às 18h.
Preço: 7 euros
O Panteão de Paris (em francês Panthéon de Paris) é um monumento em estilo neo-clássico situado no monte de Santa Genoveva, no 5.º arrondissement de Paris, em pleno Quartier Latin. À sua volta dispõem-se alguns edifícios de importância, como a igreja de Saint-Étienne-du-Mont, a Biblioteca de Santa Genoveva, a Universidade de Paris-I (Panthéon-Sorbonne), a prefeitura do 5.º arrondissement e o Liceu Henrique IV. Da rua Soufflot consegue-se uma perspectiva favorável do Panteão, a partir do Jardim do Luxemburgo. Tem 110 metros de comprimento e 84 metros de largura. A fachada principal está decorada com um pórtico de colunas de estilo coríntio que apoiam um frontão triangular da autoria David d'Angers. O edifício, em forma de cruz grega, é coroado por uma cúpula de 83 metros de altura, com um lanternim no topo. O seu interior está decorado por pinturas académicas de Puvis de Chavannes, Gros e Cabanel, entre outros.



SORBONNE
Metro: Cluny-La Sorbonne
Site: http://www.univ-paris1.fr/
Horário: Somente com hora marcada.
Preço: *.*
A Sorbonne é um sítio histórico situado no Quartier latin de Paris. Seu nome é alusivo ao teólogo do século XIII Robert de Sorbon, fundador do Colégio de Sorbonne, que à época era dedicado ao ensino de teologia. O nome Sorbonne designa, em linguagem corrente, a antiga Universidade de Paris (antes de 1793), bem como as faculdades que ali se estabeleceram no século XIX e a nova Universidade de Paris, correspondente ao período de 1896 a 1971. A fachada barroca é a da capela dedicada a Santa Úrsula, em 1642. Após a Revolução Francesa, a capela perdeu sua função original e atualmente é utilizada para recepções e exposições. Em 1970, como parte da reação governamental aos movimentos de maio de 1968, a Universidade de Paris foi dividida em treze universidades autônomas, mantidas com recursos públicos. Quatro dessas universidades públicas passaram a compartilhar o nome de Sorbonne e estão parcialmente instaladas no sítio histórico da rue des Écoles, no V arrondissement, na área central de Paris.


MUSÉE DE CLUNY
Metro: St Michel, Cluny la Sorbonne
Site: http://www.musee-moyenage.fr/
Horário: 09:45h às 17h45 - menos terça-feira
Preço: 8,50 euros
O Museu de Cluny, oficialmente chamado de Museu Nacional da Idade Média (em francês: Musée National du Moyen Age), é um museu de Paris dedicado à preservação de um rico acervo de arte medieval. O museu está instalado em dois edifícios históricos adjacentes: as Termas Galo-Romanas (séculos I-III d.C.) e a ala residencial dos monges de Cluny (século XV), chamada de Hôtel de Cluny. Sua coleção vem sendo reunida desde a formação do núcleo original de peças pertencentes ao colecionador Alexandre du Sommerard, que por algum tempo residiu no local. Desde sua fundação como museu em 1843 a coleção vem sendo ampliada, e hoje é capaz de formar um panorama abrangente de arte e história desde a Gália Romana até o século XVI.


JARDIN DES PLANTES
Metro: Jussieu
Site: http://www.jardindesplantes.net/
Horário: 10h às 18h.
Preço: *.*
O Jardim das Plantas (francês Jardin des Plantes) é um jardim botânico aberto ao público, situado no 5º Arrondissement de Paris como parte integrante do Museu Nacional de História Natural. Está situado no V que se forma entre a Grande Mesquita, o Campus Universitário de Jussieu e o Rio Sena. Esta instituição de 23,5 hectares tem como patronos Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon e Jean-Baptiste Lamarck. O complexo do jardim das plantas apresenta um dos parques zoológicos mais antigos do mundo.


LA GRANDE MOSQUÉE - A Grande Mesquita
Metro: Jussieu - fica em frente ao Jardin des Plantes (acima)
Site: http://www.mosquee-de-paris.org/
Horário: *.*
Preço: *.*
A Grande Mosquée de Paris ("Grande mesquita de Paris"), localizada no 5º arrondissement, é a maior mesquita da França e a terceira maior da Europe. Foi fundada após a Primeira Guerra Mundial como um agradecimento aos soldados muçulmanos provindos das colônias francesas muçulmanas. 100,000 deles morreram em combate contra a Alemanha. A mesquita foi construída em estilo mudéjar, e seu minarete tem 33 metros de altura. O presidente Gaston Doumergue participou de sua inauguração em 1926. É muito conhecida pelo famoso Salão de Chá.

8 comentários:

Olive Tree disse...

Foi a minha zona favorita em Paris, tem um charme tão...Paris!

Não deixe de visitar a igreja de Saint-Étienne-du-Mont, referida aqui no post, os vitrais são maravilhosos! Dê a volta por trás do altar, são onde se "escondem" os mais bonitos

Recebeu o meu email de dicas?

Continue esse trabalho fantástico :)

Saudações Lisboetas!

Priscila Ramos disse...

Márcio, quando estiver no Panthéon não se esqueça de subir até a cúpula! Meu marido e eu perdemos o horário e marcamos bobeira... dizem ser linda a vista de lá de cima!

Márcio Jardim disse...

Oi Bé...
Agradeço a visita e pela dica. Já anotadas. Quanto ao seu email, vou dar uma olhadinha e respondo ok?
Obrigado pelo elogio.

Bjs

Márcio Jardim disse...

Olá Priscila,
Com certeza, obrigado pela dica. vou subir sim... Adoro vistas de tirar o fôlego...rs
bjs

Ana e Tiago disse...

Oi Márcio. Vale uma visita à Rue Mouffetard sem sombra de dúvidas. A dica aqui é reservar um dia do final de semana (nós fomos no domingo de manhã e uma amiga foi no sábado à tarde). A rua é super movimentada, conta com vários artistas de rua, manifestações populares e lojinhas que vendem queijos, comidinhas e souvenirs. Abraços.

Márcio Jardim disse...

Olá Ana e Tiago...
Excelente dica e anotada. Adoro ruas assim. Obrigado mesmo
Abs

Unknown disse...

A Rue Mouffetard no Quartier Latin sem dúvida deve ser visitada, eu tive a sorte de ficar hospedada em um hotel nesta rua que é charmosa, o comércio e as feiras ao redor são simplesmente deslumbrantes!!

Márcio Jardim disse...

Oi Letícia,
Agradeço a dica.
Vou inserí-las no meu roteiro.
Bjs