Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

domingo, 16 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA - Parte 1

Bonjuor, meus amigos...

Como comentei na apresentação desse relato, a Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA depois dos relatos - compartilhou sua incrível experiência em Paris. Prepare-se: são dezenas de dicas e informações. Agradeço imensamente, Elisa!!!

Para melhor compreensão, o texto em PRETO é o roteiro e o em AZUL são os comentários da Elisa, ok?

Vamos lá?

IMPORTANTE:

• PASSES METRÔ/ÔNIBUS – Para andar de METRÔ ou de ÔNIBUS em PARIS não deixem de comprar estes passes que são destinados aos turistas. Eles são mais baratos que os tíquetes e bem mais convenientes. Os passes servem, tanto para o metrô quanto para o ônibus, durante o dia e noite inteiros. São recarregáveis, ao final do prazo (de segunda a domingo), nas máquinas ou bilheterias do metrô. No metrô, como acontece no Brasil, os passes servem para destravar as roletas de entrada, mas diferentemente daqui, eles servem também para destravar as roletas de saída. Eventualmente, na falta do passe, se vocês estiverem usando bilhetes em vez dos passes, não esqueçam nunca de guardá-los após a entrada, pois ainda vão precisar deles para liberar as roletas de saída. E também precisam tê-los com vocês para provar que pagaram a passagem pelo serviço, caso haja fiscalização. Na falta do bilhete terão que pagar uma multa que fica em torno dos 40 euros. No ônibus, passes ou bilhetes devem ser revalidados nas máquinas que ficam bem à vista do passageiro no interior dos ônibus (é só encostá-los na máquina). E como estes não têm trocador, vale a confiança; mas, se o fiscal entrar e encontrar alguém sem passe ou bilhete, a multa é alta. Não vale a pena arriscar. Em PARIS, o passe tem o nome de NAVIGO DECOUVERTE (que vale para ônibus e metrô), com validade para 7, 18 ou 30 dias. De preferência, comprem o de validade para 7 dias (Preço por pessoa – 18,35 Euros). Eles são vendidos nas bilheterias do Metrô ou nas máquinas que se encontram nas estações;


• BILHETES/TIQUETES – Se não quiserem comprar passes para METRO/ÔNIBUS, vocês podem comprar bilhetes ou tíquetes avulsos. Para o Metrô, são comprados nas máquinas que ficam nas estações. E para os ônibus, eles podem ser comprados em banca de jornal, tabacarias, etc. (é só perguntar). Em alguns ônibus existem máquinas que vendem bilhetes, mas é preciso que se tenha o valor correto, pois a máquina não dá troco. E atenção: Não esqueçam de validar os bilhetes/tíquetes quando entrarem nos ônibus e, principalmente,quando estiverem no metrô, nunca esqueçam de guardá-los, pois depois de colocá-los nas roleta a primeira vez, vocês vão precisar deles ainda para liberar as roletas de saída.

Márcio, eu andei poucas vezes de ônibus, pois eu usava mais o metrô; mas todas as vezes eu usei o ônibus, eu utilizei o NAVIGO (é só encostar na máquina amarela). É igual ao da Itália. Outra coisa que é igual a Itália é que os ônibus têm 3 entradas (não é igual aqui no RJ em que vc entra pela frente e sai por trás). Vc pode entrar por qualquer entrada e sair por qualquer uma também. Andar de ônibus é super fácil e é interessante porque acaba sendo um passeio belíssimo pela cidade. Na lateral do ônibus vem escrito os principais lugares em que ele passa. Em alguns mapas do metrô vêm também o mapa das linhas de ônibus.

• PREÇOS DOS BILHETES: a) Em PARIS - (Verificar os preços);

• PARIS MUSEUM PASS - Para entrada livre e sem filas em mais de 60 MUSEUS E MONUMENTOS, não deixem de comprar estes passes. No Museu do Louvre e no Museu d’Orsay, por exemplo, vocês entrarão por uma entrada especial. Em Versalhes, passarão direto para a fila de entrada. Os passes possuem três versões: 2 dias consecutivos (35 Euros), 4 dias consecutivos (50 Euros) e 6 dias consecutivos (65 Euros). São vendidos nos centros de informações turísticas, nos aeroportos e nos museus participantes. Não esqueçam que alguns lugares fecham na segunda (Versalhes); outros, na terça (Louvre).

• PASSAGENS DE TREM – As passagens que não puderem ser compradas daqui do Brasil, pela Internet, devem ser compradas antecipadamente tão logo cheguem a Paris (MONT SAINT MICHEL, LONDRES, AMSTERDÃ). Tirem um pouco do dia para fazer isso.

Márcio, eu comprei a passagem para o Mont Saint Michel dois dias antes. É que fiquei monitorando a previsão do tempo porque acho que para ir ao Mont Saint Michel tem que estar sol. Vc vai babar!!! Ah...eu comprei a passagem numa grande loja da SNCF no primeiro ou segundo andar da Estação Gare Montparnasse. Vc entra pela praça, sobe as escadas rolantes e vai lá pro fundo à esquerda. Bom, meu marido arranhava um pouco o francês, então, não tivemos muita dificuldade para comprar. Os franceses não são muito simpáticos, eles não gostam de ajudar e gostam de ser rápidos. Eu fui 3 vezes a essa loja comprar passagens e só peguei um atendente simpático de verdade. O resto não tinha muita paciência, mas nada que assustasse. Basta saber que pode ser que você pegue um deles.

• EMBARCANDO NOS TRENS EUROPEUS - As estações de trem na Europa têm pictogramas internacionais de fácil compreensão que são usados em aeroportos internacionais. Esses pictogramas ajudarão vocês assim que chegarem à estação, mas, se tiverem dificuldade para encontrar o seu trem, os funcionários das estações poderão ajudá-los mostrando-lhes a direção correta. Aqui vão algumas indicações que podem fazer com que vocês não precisem dessa ajuda: Ao chegar à estação, não deixem de validar os seus bilhetes. As impressoras que validam os bilhetes estão espalhadas pela estação, próximas às plataformas de embarque (caixas amarelas), e imprimem a data/horário/estação do início da viagem. Não esqueçam: os bilhetes devem ser validados antes de vocês subirem no trem. No centro da maioria das estações, vocês verão grandes painéis informando horários de partida e de chegada dos trens. Verifiquem o número do trem e a hora da partida que constam em seus bilhetes e comparem-nos com o número listado no painel de partidas. Quando encontrarem seu trem no painel, vocês verão um número de plataforma de onde o trem partirá.

Ao chegar à sua plataforma, vocês observarão que cada número de vagão (também conhecidos como carro) do trem está claramente indicado na lateral de cada vagão. Verifiquem nos bilhetes o número do carro/vagão. Observem que a classe de serviço também estará indicada, além do número do carro/vagão na lateral do trem. Assim que entrarem no trem, vocês verão que, igual a um avião, cada assento está indicado claramente com um número. Olhem os números dos assentos em seus bilhetes e compare-os com os números dos assentos no carro/vagão do trem. Acomodem suas bagagens e mantenham seus bilhetes sempre à mão para mostrá-los quando o fiscal os requisitar. Verifiquem sempre qual a parada anterior à de vocês, para que possam se preparar para o desembarque com calma, pois não há aviso sobre qual a próxima estação.

1º DIA - PARIS

Roteiro Sugerido:
CHEGADA EM PARIS, COMPRA DE PASSES E BILHETES, ENTRADA NO HOTEL E TOUR PELA CIDADE

CHEGADA EM PARIS (11:15) - No Aeroporto Charles De Gaulle, que fica a 12 km do centro de Paris, vocês certamente desembarcarão no Terminal 2. Para passageiros voando Air France, a companhia aérea oferece serviços de ônibus (LES CARS AIR FRANCE) que custam entre € 15 e € 19 e partem a cada 30 minutos, das 7:00 às 21:00. Os tíquetes podem ser adquiridos nos balcões da Air France ou diretamente com o motorista. Line 4, CDG / Paris - Gare de Lyon / Paris - Gare Montparnasse. O percurso é de 45 a 60 minutos aproximadamente.

Márcio, eu paguei 16,50 euros e comprei com cartão de crédito com o próprio motorista. Quando você sair na saída 3, já na calçada tem placas indicativas com o número da linha que passa ali e o trajeto. Como eu fiquei em Montparnasse, eu peguei essa linha 4. Eu acho que existem outros pontos desse ônibus, pois quando eu entrei já tinha gente lá dentro. Eu desci no ponto final e encontrei tranquilamente meu hotel (TimHotel Montparnasse), pois já conhecia a região, pois que eu já a havia visualizado pelo Google Street View.

Atenção - Embora estejam localizadas no mesmo complexo, existem duas estações em Montparnasse: uma, a Gare Montparnasse, destinada a conexões de trens regionais e TGV; e a outra, a Montparnasse Bienvenue, que é uma estação exclusiva de metrô.

• COMPRA DE PASSAGENS DE TREM NO AEROPORTO - Antes de saírem do aeroporto, Aproveitem para comprar os bilhetes das viagens a Saint Michel, Amsterdã e Londres, que podem ser adquiridos na estação de trens TGV localizada dentro do próprio Terminal 2 do aeroporto.

Márcio, eu não comprei as passagens no aeroporto (de Paris fui a Mont Saint Michel, Amsterdan e Brugge). Eu comprei as passagens num grande guichê na estação de trem em Montparnasse e eu comprei 2 dias antes de cada viagem. É claro que foi mais caro, mas eu pude me orientar pelos sites de previsão do tempo, então, não peguei nenhuma viagem com chuva.

Lembrem-se:
a) PARIS-RENNES-SAINT MICHEL-PARIS (Passagem conjunta – Trem TGV e ônibus): Ida – saída da Gare Montparnasse (Trem TGV) às 09:05 e chegada em Rennes às 11:20 – saída de Rennes (ônibus) às 11:30 e chegada em Saint Michel às 13:00; Volta – saida de Saint Michel (ônibus) às 17:25 e chegada em Rennes às 18:45 – saída de Rennes (Trem TGV) às 19:05 e chegada na Gare Montparnasse às 21:10;
b) PARIS-AMSTERDÃ-PARIS: Ida – saída da Paris Gare Nord (Trem THALYS) às 08:25 e chegada na Station Amsterdam Centraal às 11:43; Volta – saida da Station Amsterdam Centraal (Trem THALYS) às 18:16 e chegada na Paris Gare Nord às 21:35;
c) PARIS-LONDRES-PARIS: Ida – saída da Paris Gare Nord (Trem EUROSTAR) às 09:13 e chegada na London St. Pancras International às 10:34; Volta – saida da London St. Pancras International (Trem EUROSTAR às 20:04 e chegada na Paris Gare Nord às 23:26.

Márcio, eu não fui a Londres, mas meu pai foi. Ele disse que não valeu a pena, pois foi uma viagem cara e não deu tempo de ver nada. Eu fui a Brugge, na Bélgica, e indico! É uma viagem linda e a cidade é pequena!

• COMPRA DO PARIS MUSEUM PASS NO AEROPORTO – Ainda antes de saírem do aeroporto, aproveitem também para comprar os passes PARIS MUSEUM PASS que dão direito a entrada livre e sem filas em mais de 60 MUSEUS E MONUMENTOS. Preferencialmente, comprem os de 4 dias consecutivos. São vendidos nos centros de informações turísticas, nos aeroportos e nos museus participantes. Melhor, então, aproveitar a oportunidade de já estarem no aeroporto, onde não enfrentarão filas para comprá-los.

Isso é verdade! Comprar no aeroporto é melhor porque não tem aquelas enormes filas. Eu comprei o passe de 4 dias consecutivos por 50 euros. As filas nos Museus são um pouco grandinhas, mas com os passes, você não pega fila nenhuma.

COMPRA DOS PASSES ÔNIBUS/METRÔ EM MONTPARNASSE – Chegando na estação Montparnasse Bienvenue, procurem as bilheterias do metrô e não deixem de comprar os passes NAVIGO DECOUVERTE. Esses passes tem validade para 7, 18 ou 30 dias. De preferência, comprem o de validade para 7 dias (Preço por pessoa – 18,35 Euros). NÃO ESQUEÇAM DOS RETRATOS. Aproveitem também para comprar o bilhete para o trem RER, que irá levá-los a Versalhes, em 15.10.11 (não sei se vendem antecipadamente, mas, na dúvida, é melhor tentar).

Márcio, eu comprei (e fiz a recarga) o NAVIGO DECOUVERTE nos guichês e não nas máquinas, pois eu não consegui usá-las porque achei meio complicadas. Comprei com cartão de crédito e custou 18,85 euros + 5 euros pelo cartão. Na recarga você só pagará os 18,85 euros que vale de segunda a domingo. Não esqueça de levar uma foto 3X4 do Brasil, pois você terá que colá-la no cartão que você receberá. Vou te falar: faça esse cartão, pois é o que você mais vai usar!!! Eu comprei o ticket para Versalhes (um de ida e outro de volta) dois dias antes no mesmo guichê que eu havia comprado o NAVIGO. Não me lembro quanto custou, mas me lembro que foi baratinho (coisa de até 8 euros). O NAVIGO que eu comprei era só o da ZONA 1 que foi o que cobriu a parte central de Paris. Tem um que é ZONA 1 + ZONA 5, mas eu não sei para onde ele dá direito. Com esse cartão, eu peguei o metrô tranquilamente. Quando você comprar o NAVIGO, peça o mapa do metrô que eles te fornecem. Na estação também tem o mapa dos ônibus (peça também). Outra coisa: se você comprar aquele mapa de plástico que te falei, atrás dele tem mapa do metrô.

Lembrem-se: PARIS-VERSALHES-PARIS: Ida - Saída da Gare Saint Michel (Trem RER, Linha C5), dia 15.10.11, às 09:15 e chegada em Versalhes às 11:20; Volta – saída de Versalhes (Trem RER, Linha C5) às 17:58 e chegada na Gare Saint Michel às 21:00.

O trem tanto de ida quanto de volta para Versalhes não tem horário fixo. No guichê, eles te dão um papel com os horários que existem e você pode escolher qualquer um. Isso vale tanto para ida quanto para a volta.

CHECK IN NO HOTEL E TOUR PELA CIDADE – Depois de alojados no hotel (TIM HOTEL MONTPARNASSE, na Rue Arrivée, nº 22 - check in depois das 13:00), almocem num dos restaurantes das redondezas e, depois, façam um tour pela cidade. Na estação de Montparnasse-Bienvenu, peguem o metrô (linha 6, direção Charles de Gaulle-Etoile) e desçam na estação Trocadero, baldeiem para o metrô (linha 9, direção Pont des Sèvres) e desçam na estação Porte de La Muette (ou só La Muette).

Esse primeiro passeio foi surpreendente. Primeiro porque é nele que você se sente de fato em Paris, pois estará no metrô deles vendo os parisienses no dia a dia deles; e segundo porque no caminho você já verá a Torre Eiffel. Prepare-se!!!!

Atravessem a rua e façam sinal para o ônibus da linha 63, direção Gare de Lyon. É um ônibus comum, como tantos aqui no Brasil. Entrem já com os passes NAVIGO DECOUVERTE na mão e não esqueçam de validá-los nas máquinas amarelas (normalmente, são dessa cor) que ficam bem à vista dentro dos ônibus. De dentro do ônibus, vocês terão vista para várias atrações da cidade: Palais de Chaillot, Trocadero, Champs de Mars, Tour Eiffel, Hotel des Invalides, Palais Bourbon (Assembléia Nacional), etc. O final do tour fica defronte à Gare de Lyon. ** Para voltar para o hotel, na Gare de Lyon, peguem o metrô (linha 1, direção Château de Vincennes) desçam na estação Nation, baldeiem para o metrô (linha 6, Charles de Gaulle-Étoile) e desçam na estação Montparnasse-Bienvenue.

Márcio, eu não consegui encontrar o ônibus conforme essa indicações do meu pai. Eu, logo nesse primeiro dia, fiquei perdida..rs..e já tive que pedir informações às pessoas que passavam pelas ruas. Muitas não sabiam aonde era o ponto de onibus e outras me deram a informação incorreta. Foi então que eu resolvi pegar a “cola” no mapa que tem em qualquer ponto de ônibus e fiz o que eles “mandavam” e encontrei tranquilamente o ônibus. Bom, é o seguinte: quando você sair da estação do metrô, você tem que descer até o final toda a Rue de La Pompe até ela cruzar com a Avenue Henri Martin. O ônibus passa nessa rua. Pegue no sentido “Gare de Lyon” (em cima do ponto de ônibus vem escrito qual o sentido do ônibus).



Nenhum comentário: