Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVISSÍMA - Parte 6

Bonjoug, meus amigos...

E vamos para mais um dia do roteiro da BRAVÍSSIMA Elisa Bravo...

6º DIA – PARIS

Roteiro Sugerido: MUSEU DOS ESGOTOS – PETIT PALAIS – GRAND PALAIS – ARCO DE LA DEFENSE – JARDINS TROCADERON - TOUR EIFFEL

Acordamos e pegamos o metrô que descia mais próximo do Museu dos Esgotos.

• MUSEU DOS ESGOTOS – Márcio, meu marido cismou em ir a esse Museu. Bom, lá fui eu fazer a vontade dele e vou te dizer...se arrependimento matasse...rs...É que o Museu fede até a alma porque simplesmente ele é dentro do esgoto. No início você não sente o cheiro, mas de repente você entra numa parte lá que “Deus me livre”!!! Eu só pensava em sair correndo de lá de dentro. Bom, apesar do cheiro forte meu marido gostou porque ele leu a obra de Victor Hugo “Os Miseráveis” e lá dentro do Museu tem murais com trechos do livro, pois o personagem principal, em um certo momento, precisa fugir pelos esgotos de Paris e Victor Hugo descreve o local. O meu PARIS MUSEUM PASS tinha acabado e eu tive que pagar a entrada que custou uns 11 euros (acho).

• GRAND PALAIS & PETIT PALAIS – esses Palácios ficam próximos a Ponte Alexandre III, a mais famosa das pontes parisienses. Seguindo em frente, vocês estarão chegando ao Petit Palais e ao Grand Palais, dois espaços culturais famosos e muito bonitos. Mas, olhando para trás, não deixem de tirar fotos da ponte com a catedral ao fundo. O cenário é muito bonito. No Grand Palais, arrisquem uma entrada, pois vale a pena. É uma construção lindíssima.

O Grand Palais e o Petit Palais ficam um em frente ao outro. Eu não entrei no Grand Palais porque, nesse dia, estava fechado, pois eles estavam arrumando-o para algum evento. Então, eu só tirei fotos ali fora e fui para o Arco de La Defense.

• GRAND ARC DE LA DEFENSE – peguem o metrô (linha 1, direção La Defense), desçam na estação Esplanade de la Defense. Visitem o gigantesco cubo vazado numa versão contemporânea do Arco do Triunfo. Fica no bairro La Defense, o maior centro financeiro da cidade de Paris.

Eu adorei conhecer esse lugar. O cubo é lindo!!! Eu fui na hora de almoço dos parisienses e a agitação do local era grande. As pessoas ficam sentadas na escadaria abaixo do Arco conversando e comendo. Eu achei a escadaria super suja, mas todo mundo fica sentado lá. Do Arco de La Defense dá para ver o Arco do Triunfo (o Arco de La Defense é uma releitura moderna do Arco do Triunfo). Fiquei ali sentada um tempo, depois caminhei na direção do Arco do Triunfo, tirei algumas fotos e peguei o metrô de volta para ver os Jardins do Trocadero que é atrás da Torre Eiffel.

• PALAIS DE CHAILLOT – Se ainda tiverem pique ao sair do Grande Palais/Petit Palais, peguem a margem do Sena, do mesmo lado da Champs Elysée (não atravessem a ponte) e andem uns 2 km em direção à Tour Eiffel. Próximo à Pont de l’Ena, vocês verão o palácio. Defronte ao Palais de Chaillot, estão os Jardins du Trocadéro, cheio de esculturas, tanques e cascatas. A Fonte de Varsóvia é servida por 20 jatos de água, em 8 patamares sucessivos. A visão da Tour Eiffel a partir do Palais de Chaillot é simplesmente espetacular.

• TOUR EIFELL (TICKETS JÁ COMPRADOS PARA ÀS 16H30) – Na estação Concorde, peguem o metrô (linha 1, direção La Defense), desçam na estação Charles de Gaulle-Étoile, baldeiem para o metrô (linha 6, direção Nation) e desçam na estação Bir-Hakeim. Não se esqueçam que visitar a Torre Eiffel significa, no mínimo, 30 MINUTOS de espera na fila para comprar o ingresso, mais alguns minutos de espera para tomar o elevador, 1 HORA de passeio pelos andares da Torre e, ainda, muitos minutos para descer. Portanto, muita paciência, pois vale a pena. A entrada na Torre (elevador até o 2º andar) custa 9 Euros por pessoa e está aberta diariamente a partir das 9:30 até às 24:00. *Para voltar ao hotel, peguem o metrô (linha 4, direção Porte d’Orleans)*.

DICAS:
• Deixem para subir à tarde, depois das 16:00 horas. Esperem o início da noite lá em cima na Torre, pois poderão ver Paris começando a ser iluminada.
• Subam até o segundo andar da Torre, pelos elevadores ou pela escada. A subida pela escada é bem tranqüila demora uns 10 minutos para chegar até a primeira base e mais uns 7 minutos para chegar à segunda base. Em ambas as bases da Torre, existem restaurantes e lanchonetes, porém extremamente caros.
• Se não houver fila para a subida à torre, antes de subir, andem até o Champs de Mars. É um gramado que fica quase debaixo da torre. Vale a pena tirar umas fotos dali.
• A vista de cima da Torre é fenomenal, realmente vale a pena o esforço. Não desistam, porque é uma experiência única, Mas, sem patriotismo, a visão da cidade é espetacular, mas não chega a ser tão bonita quanto a visão que se tem do Rio de Janeiro quando se olha a nossa cidade lá do alto do Corcovado ou do Pão de Açúcar.

Márcio, eu cheguei antes das 16h30, então, fiquei deitada no gramado da Champs de Mars descansando. Nesse dia, o gramado logo à frente da Torre estava cercado e eu tive que ficar no gramado lateral, mas é legal do mesmo jeito. Eu devo ter ficado ali 1 hora tirando fotos e descansando. Por isso eu tenho umas 5.937.862 fotos dessa Torre...rs...

Daqui do Brasil também comprei o ticket para a Torre Eiffel no próprio site da Torre (http://www.tour-eiffel.fr/ ) e vou te dizer que foi a melhor coisa que fiz porque a fila era gigantesca!!!!Eu comprei acho q duas semana antes porque eu fiquei "monitorando" os sites de previsão do tempo porque eu queria pegar um dia de sol quando eu fosse na Torre. Vc tem que entrar todos os dias no site quando estiver próximo da sua viagem porque os tickets são limitados. Eu queria comprar para entrar às 18h, mas não consegui porque já estavam esgotados. Então, comprei para o horário das 16h30 (13,40 euros por pessoa).

DICA: lembro que me compliquei para comprar o ticket no site da Torre porque ele só dava erro dizendo que o telefone não estava correto. Depois de muito pensar, meu marido descobriu que vc tem que colocar o telefone com espaços, pois é assim que está configurado. Por exemplo, vc tem que colocar 55 21 38 23 55 etc. Eu comprei o ticket que ia até o topo da Torre e me arrependi pelo seguinte: o segundo andar da Torre é suficiente para ver tudo e para chegar no último andar, vc pega uma outra fila bem grande no próprio segundo andar. E lá em cima, no topo, é fechado e muito cheio. Não valeu a pena! Eu subi, dei uma volta e logo desci e ainda peguei fila para descer.

Depois de descer, voltei para o segundo andar e fui descendo de escada para o primeiro andar e lá ficamos sentados em frente a uma cafeteria que já estava fechada até a hora do nosso jantar. No primeiro andar também dá pra ver tudo e estava bem vazio. Agora o jantar...Como eu estava fazendo aniversário de 8 anos de casamento, nós resolvemos jantar no "Restaurante 58" que é na Torre. Bom, foi sorte conseguir lugar. Eu subi às 16:30h e lá decidimos ver se conseguíamos ver Paris se acendendo num jantar romântico..rs....Fomos no primeiro restaurante que encontramos e a atendente nos disse que tinha uma mesa sobrando porque a reserva tinha sido cancelada. Nós ficamos com a reserva de 18h30 que era o primeiro horário do jantar. Ela nos colocou na janela, mas virada para o centro da Torre e nos disse que estávamos com sorte porque pra conseguir jantar perto das janelas tínhamos que fazer a reserva uns 3 meses antes.

DICA: Em Paris, em outubro, a noite começa a cair por volta das 18h30. Então, se vc quiser ver Paris de manhã e à noite da Torre, compre o ticket das 17h30 ou 18h (melhor ainda) e vc terá uma visão espetacular!!!Depois que você entra na Torre, vc não tem hora pra sair, então, dá pra aproveitar muito! Nós jantamos e fomos "praticamente expulsos" do restaurante..rs...é que o primeiro horário do jantar é às 18h30 e o próximo é às 20 ou 21h30 (não me lembro...). E os garçons tem que fazer tudo meio cronometrado porque já tem outra "leva" lá fora esperando para entrar. Mas, Márcio, dá tempo de sobra pra jantar e curtir caso vc queira fazer "um bonito" em Paris (se isso for interessante pra vc, claro...eu conheço gente q não curte isso...a viagem é de cada um, né). Eu achei inesquecível e valeu muito a pena!!! Pagamos 180 euros (sem a gorjeta; como gostamos do serviço, deixamos 10 por cento, então, a conta ficou 198 euros) por um jantar chiquerérrimo para 2 pessoas (2 entradas, 2 pratos principais, 2 sobremesas e 1 garrafa de prosecco). Saímos totalmente "alegres" depois de 1 garrafa de prossecco e descemos a Torre Eiffel pelas escadas rindo, cantando e falando um mundo de baboseiras feito loucos. Tenho tudo filmado...foi muito divertido!!!

Museu dos Esgotos

Nenhum comentário: