Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA - Parte 5

Bonjour, amigos...

Estou impressionado com a riqueza de detalhes e informações da Elisa... Vale a pena ler todos e anotar todas as dicas. Visitem a guia RELATOS DE VIAGEM do lado direito aqui no blog e acompanhe todos.

Vamos para a parte 5???

5º Dia– PARIS

Roteiro Sugerido: PANTHÉON – CATEDRAL DE NOTRE DAME – SAINT CHAPELLE – CONCIERGERIE

• SAINTE-CHAPELLE - Saindo da Conciergerie, atravessem a rua para comer alguma coisa antes de entrar no Palais de Justice, onde fica a Sainte-Chapelle. Na entrada do palácio, a revista é minuciosa. Depois, é só apresentar o Paris Museum Pass na entrada da capela. A Sainte-Chapelle é uma capela de estilo gótico construída no século XIII por Luís IX (São Luís). Foi projectada em 1241, iniciada em 1246 e concluída muito rapidamente, sendo consagrada em Abril de 1248. Os aspectos mais belos e notáveis da construção, considerados os melhores do seu gênero em todo o mundo, são os seus vitrais emoldurados por um delicado trabalho em pedra, com rosáceas acrescentadas à capela superior no século XV. Ao contrário da maioria das igrejas góticas onde predomina a penumbra, a Sainte Chapelle é um verdadeiro mar de luzes coloridas que entram pelos quinze magníficos painéis de vidro decorados com mosaicos. É simplesmente de cair o queixo, não há palavras para descrever a beleza do lugar. Vidros e colunas coloridas por todos os cantos.

• CONCIERGERIE – Antes da Pont Saint Michel, dobrem à esquerda e entrem no Quai des Grands Augustins, onde à margem do Sena ficam as bancas dos camelôs de livros. Seguindo pela Pont Neuf, virem no Quai de l’Orloge e peguem a lateral do prédio da Conciergerie. Mais um pouco e estarão chegando ao Boulevard du Palais onde fica a entrada do Musée de la Conciergerie e, um pouco mais adiante, a do Palais de Justice, onde fica a Saint Chapelle. Situada na Ile de la Cité, a poucos passos da Sainte Chapelle, e a cinco minutos de caminhada da Catedral de Notre Dame, a Conciergerie é uma construção do século XIV associada a aprisionamentos, torturas e mortes. Durante a Revolução Francesa, abrigou mais de 2.600 presos, inclusive Maria Antonieta. De lá também saíram Danton e Robespierre diretamente para a guilhotina na Place de la Concorde, então conhecida como Praça da Revolução. As instalações da antiga prisão abrigam hoje exposições esporádicas abrangendo quase todo tipo de arte. Assim, além da visita ao prédio, o visitante tem a oportunidade de apreciar mostras pra lá de interessantes. Na bilheteria da Conciergerie, é só apresentar o Paris Museum Pass para ter direito à visitação. Não fosse isso, vocês estariam comprando o bilhete conjunto que também permite visitar a Saint Chapelle, só que ao preço por pessoa de 18 Euros.

• CATEDRAL DE NOTRE DAME – Saindo do Hôtel de Ville, caminhem até a Pont d’Arcole(consultar o mapa), atravessem a ponte e estarão chegando à Ile de la Cité. Na ilha, mais um pouquinho e estarão frente a frente com a catedral. Ela está localizada na Place du Parvis Notre Dame, o Point Zero (marco zero) da cidade. É uma catedral de estilo gótico das mais belas do mundo. Seus arcos, colunas e vitrais devem ser apreciados com atenção. No fundo da catedral, existe uma maquete dentro de uma redoma de vidro que dá idéia do tamanho da catedral. Das torres da igreja, tem-se rara visão da cidade. Não tem elevador (Preço da subida: 6 Euros por pessoa). Horários de abertura: diariamente das 8:00 às 18:45 horas.

• ENTORNO DA CATEDRAL – Saindo da igreja, contornem pela sua direita. Sigam a Rue du Cloître Notre Dame até os fundos onde existe um belíssimo jardim. Não deixem de tirar fotos ali, nos fundos da catedral. Todo o mundo faz isso. Depois, cheguem até as margens do Sena. O visual é maravilhoso para mais algumas fotos. E seguindo à direita, sempre contornando a igreja, vocês estarão de novo na Place du Parvis de Notre Dame. Ali certamente vocês verão um homem vendendo uns farelos de pão (2 Euros) que atraem os passarinhos até as mãos. Vale a pena tirar algumas fotos.

• PANTHÉON – Na praça próxima à Gare Montparnasse, peguem o ônibus nº 89, direção Bibliotéque François-Mitterrand, que vai passar bem em frente ao Jardin de Luxembourg, mas, atenção, não desçam ali. Desçam apenas no nº 21 da Rue Broca, onde fica o Panthéon de Paris, que é o lugar por onde vocês deverão iniciar o seu roteiro do dia. O Panthéon de Paris está situado em pleno Quartier Latin, bem próximo ao quarteirão da Sorbonne. É onde repousam hoje célebres personagens da história francesa – tais como escritores, cientistas, generais e políticos. No memorial do monumento, que abriga cerca de 70 criptas, pode-se ler a inscrição: Aux grands hommes, la patrie reconnaissante, alusiva à homenagem da pátria francesa a seus imponentes heróis. Entre as criptas mais conhecidas estão as de Alexandre Dumas, André Malraux, Émile Zola, Fénelon, Jean-Jacques Rousseau, Jean Monnet, Louis Braille, Marie Curie, Mirabeau, Pierre Curie, René Descartes, Victor Hugo e Voltaire.

• JARDIN ET PALAIS DU LUXEMBOURG –Saindo do Panthéon, sigam até a esquina da Place Edmond Rostand com a Rue de Medicis onde fica a Porte Medicis. Esta é a entrada do jardim usada como ponto de referência neste roteiro. E ela fica exatamente nesta esquina. Não tem erro, bem na entrada do jardim, existe uma placa indicando “Porte de Medici. Atenção: não entrem por qualquer outro portão, porque estarão em desacordo com o roteiro. O Jardin du Luxembourg é um dos mais bonitos jardins de Paris. São 22 hectares de canteiros floridos, árvores e lagos. Um belíssimo lugar com recantos bem calmos onde existem cadeiras para leitura ou repouso, além de lanchonetes para refeições rápidas. O Palácio de Luxemburgo, onde funciona hoje o Senado francês fica praticamente dentro do jardim. Entrando no parque, peguem a alameda em direção ao palácio. No final da alameda, à direita, vocês verão a Fontaine Médici. Construída no século XVII, é uma beleza de fonte, um lugar maravilhoso onde vocês poderão tirar muitas fotos. De costas para ela, vocês estarão vendo uma das laterais do palácio. Sigam à esquerda e estarão nos fundos do palácio. Atravessem o parque. Vocês verão uma imensidão de flores, flores pra tudo quanto é canto. Uma sugestão: tirem fotos junto ao lago tendo ao fundo o palácio. Com certeza serão fotos muito bonitas.

Márcio, nesse dia tive que poupar meus pés por conta do estrago que eu o causei no dia anterior. Eu andei muito em Versalhes e quase que acabei com a minha viagem...Tive que ficar com os pés na banheira do hotel com água quente por muito tempo...e foi por isso que no dia seguinte fiz pouca coisa.

Quase todos os dias eu acordava e tomava café numa cafeteria dentro da filial da Galeria Lafayette em Montparnasse. Eu pagava 2,10 euros por um pão grande e um café expresso pequeno. Para acompanhar o pão, eles davam uma pequena bisnaga de geléia de morango e uma manteiga. Era uma café da manhã muito bom! O nome do lugar é Brioche Dorée (olha o site: http://www.briochedoree.fr/menu-repas/petit-dejeuner/ ) e tem várias lojas por Paris. Bom, nesse dia, acordei tarde e tomei esse café da manhã.

Segui para a Ilé de la Cité e fui primeiro a Saint Chapelle, depois a Conciergerie e, por último, a Catedral de Notre Dame. Todos esse lugares eu entrei com o PARIS PASS MUSEUM. Na Notre Dame, não precisei mostrar o PASS, a entrada é gratuita. É possível subir, mas eu não fui e não sei se o PARIS PASS dá direito.

Nesse dia almocei num restaurante pertinho da Catedral de Notre Dame. O restaurante se chama “Au Bougnat”, e fica na Rue Chanoinesse com Rue D’Arcole. Acho que paguei 25 euros por pessoa e foi um bom almoço (entrada + prato principal + sobremesa), mas acho que tem menus mais baratos. É um restaurante muito agradável! Depois de passear pela Ilha, no fim do dia, peguei o metrô e fomos para o Pantheon (era umas 16h).

Chegamos em cima do laço no Pantheon, pois ele fecha às 17h. Depois do Pantheón, descemos e fomos no Jardim de Luxemburgo que fica pertinho. Chegamos lá por volta das 17h30. Acho que o Jardim fecha umas 18h30. Os guardas passam apitando e mandando todo mundo sair. Rs...Eu voltei outro dia nesse Jardim. Dali, peguei o metrô e voltei para o Hotel em Montparnasse.

Sainte Chapelle

Nenhum comentário: