Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

domingo, 9 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA - Apresentação

Bonjour, meus amigos...

A partir de hoje, inauguro a seção Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA nos relatos de viagens...

A Elisa me presenteou com relatos maravilhosos da sua viagem... E repleta de dicas e informações. Agradeço muitíssimo, Elisa! Então, vamos aproveitar?

Oi Márcio, conforme havia te prometido, vou começar a te encaminhar algumas dicas pra sua viagem à França. Nesse começo, vou te enviar umas observações iniciais, mas que eu as considero valiosíssimas.

Eu comprei as passagens pelo site da "decolar.com" para os trechos RJ - Paris, Paris - Veneza e Roma - RJ e deu tudo certo. No dia da minha viagem chegamos no Aeroporto Galeão 4 horas antes do nosso vôo e tivemos a notícia de que iríamos no "rabo" do avião. Eu odeio ir no "rabo" do avião porque me dá um enjôo horroroso e sem contar que é colado na "cozinha"... Imagina: eu enjoada a viagem inteira e com barulho da cozinha... Resultado: não dormi nada.

Então, Márcio, aí vai a primeira dica: se for de Air France, eles disseram que para conseguir marcar o lugar (caso vc não compre pelo site da "decolar.com"), tem que ir ao aeroporto uns 3 dias antes para fazer o check in antecipado. Eu, se fosse você, nesse caso, iria 1 mês antes. Rs... Mas se você não tiver problema em ir no "rabo" do avião, não precisa se preocupar. Vai que, com você, não dá o mesmo "azar" que eu dei...

Quando chegamos em Paris, apesar de ter RER (que é um trem) do aeroporto para o centro de Paris, eu resolvi pegar o ônibus da Air France. Esse ônibus sai da saída 3 (que é perto de onde eu comprei o Museum Pass) e tem vários destinos e, um deles é a Gare Montparnasse (bairro onde me hospedei). Na saída 3, tem várias placas (totem) na calçada com os números dos ônibus e o desenho da rota. Entramos no ônibus da linha 4 que ia para a Gare Montparnasse e pagamos diretamente a passagem com o motorista (também aceita cartão de crédito). A passagem custou 16,50 euros para cada um. É cara, mas pra mim foi o melhor porque chegar numa cidade desconhecida e ainda ter que procurar como faz pra pegar trem logo assim de cara é meio estressante e com mala pesada então... nem se fala. Foi por isso que preferi pegar o ônibus que me deixou pertinho do hotel.

Quanto ao hotel, fiz a reserva pelo"booking.com" e fiquei no bairro de Montparnasse (Timhotel Montparnasse, 22 Rue de L'Arrivée) porque meus pais haviam ficado nesse bairro e eu, pra não perder muito tempo procurando bairro, resolvi ficar lá também. Eu paguei 1.365 euros por 13 dias, sem café da manhã (105 euros a diária). O hotel, apesar de não ser chique, era confortável, limpo, o chuveiro era bem forte e tinha sinal de internet no quarto. Eu fiquei no prédio anexo ao principal e não tive problema nenhum.

Meus pais, quando foram, alugaram um apartamento em Montparnasse com mais 2 pessoas e pagaram por volta de 60 euros a diária. O site é: http://www.meuparis.com/index.asp?idioma=portugues Tem um outro hotel perto do que eu fiquei chamado "Miramar". Se você, quando chegar em Paris, for de trem + metrô do aeroporto para o hotel (isso se vc for ficar em Montparnasse), o Miramar tem um benefício que é a saída do metrô quase na porta dele. Então, se estiver com malas não precisará ter que atravessar rua. Mas eu não sei se o hotel é bom e também não conheço ninguém que tenha ficado nele. De qualquer forma, se for de mochila como vc foi pra Itália, eu indico o TimHotel Montparnasse tranquilamente.

Outra coisa: muitas das estações de metrô de Paris não tem escadas rolantes e são bem profundas, então, acho que não vale a pena pegar metrô com mala grande ou pesada porque é meio estressante (eu optei por não pegar porque eu estava com duas malas bem pesadas). Vc terá que subir várias escadas com as elas. Mas vou te dizer: todo mundo encara o estresse, o que mais você vai ver é gente de mala no metrô! Minha prima diz: Paris é a cidade em que todos parecem viver de mudança ou viajando!!!

Eu gostei do bairro Montparnasse porque lá tem a estação de trem que se chama "Gare Montparnasse" e a estação de Metrô que se chama "Montparnasse Bienvenue". Ambas são no mesmo local, mas o metrô é na parte de baixo e o trem é na parte de cima. Se vc me perguntar se é um bairro agitado pra fazer noitada, não vou poder te ajudar porque meus programas eram todos na parte da manhã. Eu chegava umas 20h no hotel e ia dormir e a rua do hotel sempre estava tranquila.

Nas redondezas do hotel tinha um mercado Monoprix (que fechava às 22h dia de semana; aos sábados às 21h e, domingo, não abria), restaurantes, mercearia para compras rápidas, farmácias, bares e, em frente, tinha uma filial das Galerias Lafayette e a própria Torre de Montparnasse na qual é possível subir e ter uma bonita vista de Paris.

Outro bairro que adorei e que da próxima vez que eu for a Paris ficarei é o bairro de Saint Germain des Prés, mas os hotéis nessa região são mais caros. Tenho uma amiga que encontrei lá que alugou um apartamento nesse bairro, em cima do "Café del Flore" (que é bem famoso). Pra me guiar nas ruas de Paris comprei 2 mapas na Livraria da Travessa aqui no RJ: 1) um de toda a cidade e de plástico (foi ótimo porque ele não rasgou). Dá uma olhada nele: http://www.amazon.co.uk/Insight-Flexi-Map-Paris-Maps/dp/98128224292  e outro "por bairros" que é bem interessante. Dá uma olhada nesse: http://www.bondfaro.com.br/preco--livros--paris-seu-guia-passo-a-passo-publifolha-8574023213.html 

Também comprei o guia da França da Folha de São Paulo, mas confesso que quase não abri. Daqui do Brasil também comprei o ticket para a Torre Eiffel no próprio site da Torre (http://www.tour-eiffel.fr ) e vou te dizer que foi a melhor coisa que fiz porque a fila era gigantesca!!!!Eu comprei acho q duas semana antes porque eu fiquei "monitorando" os sites de previsão do tempo porque eu queria pegar um dia de sol quando eu fosse na Torre. Você tem que entrar todos os dias no site quando estiver próximo da sua viagem porque os tickets são limitados. Eu queria comprar para entrar às 18h, mas não consegui porque já estavam esgotados. Então, comprei para o horário das 16h30 (13,40 euros por pessoa). DICA: lembro que me compliquei para comprar o ticket no site da Torre porque ele só dava erro dizendo que o telefone não estava correto. Depois de muito pensar, meu marido descobriu que você tem que colocar o telefone com espaços, pois é assim que está configurado. Por exemplo, vc tem que colocar 55 21 38 23 55 etc.

Eu comprei o ticket que ia até o topo da Torre e me arrependi pelo seguinte: o segundo andar da Torre é suficiente para ver tudo e para chegar no último andar, vc pega uma outra fila bem grande no próprio segundo andar. E lá em cima, no topo, é fechado e muito cheio. Não valeu a pena! Eu subi, dei uma volta e logo desci e ainda peguei fila para descer. Depois de descer, voltei para o segundo andar e fui descendo de escada para o primeiro andar e lá ficamos sentados em frente a uma cafeteria que já estava fechada até a hora do nosso jantar. No primeiro andar também dá pra ver tudo e estava bem vazio.

Agora o jantar...Como eu estava fazendo aniversário de 8 anos de casamento, nós resolvemos jantar no "Restaurante 58" que é na Torre. Bom, foi sorte conseguir lugar. Eu subi às 16:30h e lá decidimos ver se conseguíamos ver Paris se acendendo num jantar romântico..rs....Fomos no primeiro restaurante que encontramos e a atendente nos disse que tinha uma mesa sobrando porque a reserva tinha sido cancelada. Nós ficamos com a reserva de 18h30 que era o primeiro horário do jantar. Ela nos colocou na janela, mas virada para o centro da Torre e nos disse que estávamos com sorte porque pra conseguir jantar perto das janelas tínhamos que fazer a reserva uns 3 meses antes.

DICA: Em Paris, em outubro, a noite começa a cair por volta das 18h30. Então, se vc quiser ver Paris de manhã e à noite da Torre, compre o ticket das 17h30 ou 18h (melhor ainda) e vc terá uma visão espetacular!!!Depois que você entra na Torre, vc não tem hora pra sair, então, dá pra aproveitar muito!

Nós jantamos e fomos "praticamente expulsos" do restaurante..rs...é que o primeiro horário do jantar é às 18h30 e o próximo é às 20 ou 21h30 (não me lembro...). E os garçons tem que fazer tudo meio cronometrado porque já tem outra "leva" lá fora esperando para entrar. Mas, Márcio, dá tempo de sobra pra jantar e curtir caso queira fazer "um bonito" em Paris. Eu achei inesquecível e valeu muito a pena!!! Pagamos 180 euros (sem a gorjeta; como gostamos do serviço, deixamos 10 por cento, então, a conta ficou 198 euros) por um jantar chiquerérrimo para 2 pessoas (2 entradas, 2 pratos principais, 2 sobremesas e 1 garrafa de prosecco). Saímos totalmente "alegres" depois de e descemos a Torre Eiffel pelas escadas rindo, cantando e falando um mundo de baboseiras feito loucos. Tenho tudo filmado...foi muito divertido!!!

Outra dica que te dou é comprar o passe do Museu chamado "Paris Museum Pass" que te dá direito a 60 museus e entradas sem filas. O site é: www.parismuseumpass.fr Os passes são para 2 dias consecutivos (35 euros), 4 dias consecutivos (50 euros) e 6 dias consecutivos (65 euros). Eu comprei assim que eu cheguei no aeroporto, num Espaço de Informações Turísticas no terminal 2E, ao lado esquerdo do desembarque (a loja fica ainda dentro do aeroporto Charles de Gaulle, mas para vc chegar nela, vc tem que passar a porta automática que separa os passageiros que estão chegando, das pessoas que aguardam no desembarque; ao lado da loja também fica um guichê da Air France).

Se vc não sabe falar francês, não tem problema porque as atendentes da loja falam inglês sem estresse. E se vc não sabe falar inglês, aí "ferrou"!!! É só usar a velha mímica que vc vai conseguir comprar. É só apontar para os cartazes que tem lá...Rs...Eles aceitam cartão de crédito. O ticket funciona da seguinte forma: na primeira atração eles colocam a data e a partir dali começam a ser contados os dias. Esse passe te dá direito aos melhores museus de Paris, inclusive Louvre, D'Orsay, L'Orangerie, Versalhes (mas não para os jardins; para os jardins pagamos 8 euros por pessoa), L'Armée, Rodin e também dá direito a Saint Chapelle, Arco do Triunfo etc. Outra dica é o passe do metrô e ônibus. Vc vai andar tanto de metrô que vale mais a pena comprar o passe.

No aeroporto, quando vc for comprar o Museum Pass, eles vão tentar te vender um passe de turista que é mais caro. Não compre esse! Deixe para comprar o NAVIGO DECOUVERTE nas estações do metrô. O NAVIGO vale de segunda a domingo, ou seja, na segunda seguinte, vc tem que comprar mais créditos (inicialmente paguei 23,85 euros e usei de quarta a domingo; esse valor é para as passagens e para o cartão; quando for recarregar, vc vai pagar só as passagens que valem 18,85 euros). Então, tente chegar em Paris na segunda. O NAVIGO DECOUVERTE que comprei era só para a ZONA 1 que é para Ilê de France.

Não precisei ir para fora de Paris, a não ser no dia de Versalhes que, nesse caso, nos guichês (com atendente) da Estação de Montparnasse comprei tickets de ida e volta para Versalhes. Vc vai utilizar o NAVIGO (o metrô) até a Estação "Gare Saint Michel" e de lá vai utilizar o ticket que vc comprou para Versalhes porque para ir para Versalhes vc terá que sair do metrô e pegar um RER (trem). Eu não comprei o meu na máquina, eu comprei diretamente no guichê. O atendente não era muito simpático...rs...

Compramos com cartão de crédito e levamos nossa foto 3X4 aqui do Brasil. Ele vai te entregar o seu cartão e vc mesmo coloca a foto e o seu nome. Pra usá-lo, vá até a roleta, encosta o cartão no local indicado (costuma ser na parte de cima da roleta e o local é rosa), vai escutar um apito e, logo após, as portas se abrem! Cuidado só pra não deixar de passar quando ele apitar...é q eu não sei porque, mas uma vez eu encostei o cartão e não entrei. Meu marido entrou e eu fiquei lá fora... Eu tentava em todas roletas e não conseguia. Eu tive que comprar um ticket avulso para fazer aquela viagem. Depois isso aconteceu com ele também. Mas depois desse susto, não aconteceu mais.

Se comprar bilhete avulso, não esqueça de guardá-los porque para sair de algumas estações, você vai precisar inserir novamente o bilhete. Outra coisa: em alguns vagões de algumas linhas do metrô as portas não abrem sozinhas... Eu "paguei um mico" porque não sabia disso. O metrô chega na estação e você acha que as portas vão se abrir, mas elas não se abrem... Isso porque é você quem deve abri-las!!! Para isso é só puxar para cima uma alavanca que fica na porta, na altura das mãos. É super fácil e os parisienses fazem isso tão rapidinho que dá inveja... Depois que você aprender isso, se sentirá um morador de Paris...rs....

Outra coisa: as cadeiras perto das portas só podem ser utilizadas quando os vagões estiverem vazios. Os parisienses fazem cara feia se você ficar sentado ali enquanto o metrô está cheio. Você pode sentar, basta abaixar a cadeira, mas se começar a encher, você levanta sua cadeira e fica em pé também.

Bom, Márcio, essas foram as observações iniciais. Depois vou te mandando o roteiro com as anotações que eu fiz! Espero que ajude!!

Bjao Elisa Bravo

3 comentários:

Unknown disse...

Márcio, adorei as dicas detalhadas da Elisa. Estou indo para Paris em Outubro para ficar poucos dias, infelizmente (4), pq já vi que nem em 1 mês é possível conhecer tudo. Como o tempo é curto, fazendo as contas, achei interessante o Paris Pass, que dá direito as principais atracões e a transporte nas principais áreas! Comprei no site www.parispass.com. O especifico de museus, no meu caso, nao valeria, pq o tempo é muito curto. Já comprei os ingressos para torre as 17h30, um dos horários indicados pela Elisa, mas nao me atentei para a questão do tempo (vamos torcer para que esteja bom). Enfim, vou ficar de olho no Blog para otimizar a viajem! Vou antes para Roma e estou amando o seu da Itália! Obrigada e até, Priscila

Márcio Jardim disse...

Olá Priscila...
Que bom que o blog está ajudando. Realmente, os detalhes e o roteiro da Elisa são maravilhosos. Fico feliz com o seu planejamento. Quando voltar, conte como foi ok?
Bjs

Taiana Schuster disse...

Oi Márcio!

Tudo bem?
Quanto tempo?!?!

Estou adorando o relato da Elisa.
Só para complementar, na verdade o checkin dos voos internacionais abrem 72 horas antes (3 dias), ou seja, não adianta ir um mês antes que não vai conseguir...rsrsrsrsrsrs!
Agora se comprar diretamente pela companhia, algumas você consegue reservar o lugar na hora da compra... Bom, mas você deve saber disso mais do que ninguém.
Sobre a fila nos elevadores da Torre Eiffel, você não precisa enfrentar essa fila do segundo andar que Elisa enfrentou.
Quando for subir na Torre, suba direto ao topo pelo elevador, assim pegará somente uma fila! E na descida, desça no segundo andar e depois desça o restante por escadas... Assim você terá que enfrentar somente uma fila (a primeira embaixo da Torre). E lá no topo para descer para o segundo andar, caso tenha fila. Pois para descer não é sempre que tem fila, é variável.

Sobre as cadeiras perto das portas dos vagões do trem do metrô, isso é realmente bem interessante. Os franceses são super disciplinados com isso, é só o metrô lotar um pouquinho, que as pessoas que estavam sentadas nessas cadeiras se levantam na hora...rsrsrsrs!
Vou continuar lendo...
Beijos!
Taiana Schuster