Descrição: Blog criado para o planejamento da minha viagem para à França. Ele será dividido em quatro partes:

1) PESQUISAS: pesquisas sobre as cidades a serem visitadas - cultura, atrações turísticas, gastronomia, hospedagem...;

2) ROTEIRO FINAL: Roteiro detalhado dia-a-dia, com hospedagem, alimentação, atrações, previsão de gastos, ...;

3) PREPARATIVOS para a viagem;

4) RELATO DA VIAGEM: Relato dia-a-dia de todos os acontecimentos durante a viagem, dicas, informações, etc.

FASE ATUAL DO BLOG: 3) PREPARATIVOS.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Relatos de viagem - Elisa Bravo - BRAVÍSSIMA - Parte 4

Bonjour, meus amigos...

Maravilhosos os relatos da Elisa, não? Já anotei dezenas de dicas e informações preciosas...

E vamos para a Parte 4?!?

4º DIA - VERSALHES

Roteiro Sugerido:

PALAIS DE VERSAILLES

• COMO CHEGAR: Peguem o metrô (linha 4, direção Porte de Clignancourt) e desçam na Estação Saint Michel. Lá chegando, peguem o trem RER Linha C, em direção à Gare de Versailles-Rive Gauche. Os trens RER – Réseau Express Régional - ligam Paris aos seus subúrbios e a outros pontos mais afastados da cidade. Suas estações coincidem com algumas estações do metrô. A viagem dura cerca de 40 minutos: (Verificar horários). A passagem custa 6 Euros por pessoa.


ATENÇÃO:
1 - Na ida e na volta, NÃO ESQUEÇAM DE VALIDAR OS BILHETES NAS MÁQUINAS DA ESTAÇÃO (são umas maquininhas amarelas que ficam em lugares bem visíveis em estações do trem, do metrô e dentro dos ônibus). Dentro do trem, o fiscal vai pedir que apresentem os bilhetes.
2 – E NÃO JOGUEM FORA OS BILHETES, PORQUE VOCÊS VÃO PRECISAR DELES PARA PASSAR PELAS ROLETAS DE SAÍDA ESTAÇÃO Na estação Versailles-Rive Gauche, saiam pela porta frontal, atravessem a rua e dobrem à direita. Sigam em frente e virem à esquerda na primeira ou na segunda rua. Lá no final da rua, vocês já estarão vendo o portão amarelo de Versalhes. É fácil e rápido. O palácio fica a apenas três quarteirões da estação ferroviária ou a apenas 10 minutos de caminhada a pé. De qualquer forma, não há como se perder, pois existem muitas placas indicativas no local. Mas, na dúvida, é só acompanhar o fluxo de turistas que invariavelmente segue para lá. *Na volta ao hotel, peguem o metrô (linha 4, direção Porte d’Orleans)*

DICAS:
• Para evitar possíveis filas, é melhor IR BEM CEDO. O palácio abre às 9:00;
• A essa altura, o PARIS MUSEUM PASS já deverá ter sido comprado. Com ele em mãos, evitar-se-á a fila de compra de ingressos, que costuma ser bastante extensa;
• O incrível e vasto Palácio de Versalhes foi construído como um mundo cintilante privado para os reis da França, isolado da sujeira e agitação de Paris. Grande parte do palácio não é acessível ao público, mas a famosa sala dos espelhos e os quartos reais, entre outros cômodos, estão abertos. Vocês vão ficar maravilhados com o seu magnífico e imenso jardim.

Márcio, eu comprei o bilhete de viagem do RER uns 2 dias antes no guichê na Estação Montparnasse-Bienvenue (eu comprei ida e volta). Quando eu comprei, eu pedi um guia com os horários e eles me forneceram (é um guia bem pequeno).

Eu usei o NAVIGO até a Estação Saint Michel. Dentro dessa estação, você procura as setas para o RER. Quando você chegar no RER, você utilizará o bilhete que você comprou para passar nas catracas. Na estação, tem pequenas televisões com os horários dos trens. São muitos, não se preocupe.

Guarde o bilhete, pois será necessário para sair da estação quando chegar em Versalhes. Eu fui cedo, peguei o Palácio abrindo. A fila que eu peguei ainda era pequena.

No Palácio, você usa o PARIS PASS MUSEUM e ganha um áudio-guia que é em português de Portugal, mas dá pra entender.

Bom, apesar de lá fora parecer vazio, já tinha uma boa quantidade de gente lá dentro que “engarrafava” os cômodos do Palácio. Era uma enorme quantidade de turistas japoneses, e eles sempre andam em excursão, um verdadeiro INFERNO porque você acaba tendo que ir seguindo o fluxo.

Posso te dizer que eu achei um “programa de índio” porque os cômodos eram MUITO cheios e não dava pra ver nada...mas não dava pra ver nada porque não tenho paciência com lugar cheio; eu logo desisto. Então, se você tem paciência, vá na boa porque você vai amar.

Bom, depois de “desistir” de ver o Palácio em todos os detalhes, fui para seus jardins. Para entrar nos jardins, o PARIS PASS MUSEUM não vale. Tive que comprar o ingresso. E, olha, não jogue esse ingresso fora depois que entrar nos jardins. Isso porque se você for ao “Petit Trianon” e a “Casa de Maria Antonieta” e resolver retornar aos jardins do Palácio, você precisará apresentar de novo o ingresso.

Não sei te dizer se foi só naquele dia que o PASS não valia, então, no dia que você for, você mostra seu PASS na entrada do jardim e vê o que eles falam. Eu comprei o ingresso para os jardins (8 euros por pessoa) e fiquei passeando por ele. É gigantesco e belíssimo. Sem contar que existem caixas de som tocando valsas. Você se sente naquele tempo...Lindo!!!

Quando cheguei no final do jardim, passei pela “Fonte de Apollo” e segui à direita e fui andando até o “Petit Trianon” e a “Casa de Maria Antonieta”. Ali no final tem restaurante, cafeteria. Bom, na verdade, apesar de estar com o mapa, eu acabei errando o caminho e parei nem sei aonde, nuns condomínios que tem ali por perto...rs...Posso te dizer que esse foi o dia que eu mais andei na vida. Só por conta desse erro...

Dali da “Fonte de Apollo” até o “Petit Trianon” e a “Casa de Maria Antonieta” tem um trenzinho (2,50 euros). Acho que vale a pena pegá-lo...eu vacilei porque é bem longe uma coisa da outra. Se você estiver disposto, caminhe, mas saiba que é uma BOA caminhada. Eu voltei para o Palácio e fomos embora. Voltamos para a estação e pegamos o primeiro trem que saía. Quanto ao retorno, pegue o trem “Versalhes-Chantier”. Nas estações, tem umas televisões com os trens e as plataforma que eles estão saindo.


Um comentário:

Unknown disse...

Olá Márcio, estive em Versailles no dia 27/09/12 e foi o que mais me encantou na minha viagem a Paris.
É muito fácil ir de trem de Paris até lá. Compramos os bilhetes da viagem na hora. O ingresso do Chateau antecipadamente, pela internet e, sendo assim, zero de fila!!!
Compre o ingresso que dá direito a tudo: palácio, jardins, petit trianon, grand trianon e domínios de Maria Antonieta.
Como disse q Elisa, os grupos acabam lotando os cômodos do palácio, mas é só ter um pouco de paciência e esperar eles saírem que dá pra ver tudo perfeitamente. A sala dos espelhos é de cair o queixo!!!!! meessssmooooo....rs
Para ir até os locais mais distantes pegue o trenzinho, os locais são muito afastados um dos outros e há muitos jardins pra visitar que o trenzinho não entra, então vc já terá que caminhar bastante. É um lugar encantador! Tudo perfeito! Voltei encantada e, com certeza, voltarei lá!